Seds-GO capacita gestores municipais ao programa Criança Feliz

Qualificação é fundamental para melhorar a prestação de serviços do Criança Feliz às mães e crianças nele enquadrado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds-GO), concluiu na última sexta-feira (8/11) em Goiânia a primeira etapa de um curso de capacitação a gestores de 22 municípios para execução do Criança Feliz, o programa do Governo Federal voltado à primeira infância.

Ministrado na Seds-GO, em Goiânia, o curso tem duração de 40 horas aula e é focado nas visitas domiciliares às famílias participantes do programa. Dos 22 municípios participantes, 15 já executam o programa que leva ações de atenção básica a crianças de famílias carentes. Dos 246 municípios goianos, 98 já estão cadastrados no Criança Feliz.  

Além desses 22 representantes municipais, o curso formará outros três multiplicadores estaduais para o programa e ainda recebe um gestor do Mato Grosso do Sul. A segunda etapa do curso, chamada CDC (Cuidados para Desenvolvimento de Crianças), será realizada na próxima semana (de 18 a 22), também na sede da Seds. As duas etapas somadas darão 80 horas aula de curso.

Para Bernard Ferraz, um dos dois responsáveis pela capacitação, Goiás tem se destacado no Brasil na integração de programas do SUAS voltados à primeira infância (0 a 6 anos).

“Vocês fazem um excelente trabalho, por isso que já receberam inclusive visitas internacionais para conhecer esse sistema implantado aqui”, comenta Ferraz, que é assessor do Departamento de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania e ministra o curso ao lado da colega Kenia Fontoura.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds-GO, Luíza Rodrigues Vítor, Goiás é um dos primeiros estados que já adotaram uma equipe exclusiva para gerenciar o programa Criança Feliz.

“Temos cinco profissionais, sendo um coordenador, três multiplicadores e uma auxiliar administrativo, todos com foco total no programa em Goiás”, explica Luíza.

Ela informa que Goiás voltará a receber visita internacional para conhecer o desenvolvimento do programa. Nesta quarta-feira (13/11), as cidades de Valparaíso e Águas Lindas, na região do Entorno do Distrito Federal, receberão uma comitiva da Família Real Chinesa, interessada em ver in loco a estrutura e desenvolvimento do Criança Feliz.

Sobre o programa

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, justiça e direitos humanos.

O programa está presente em 2.620 municípios brasileiros e já atendeu mais de 800 mil crianças e gestantes. No total, mais de 22,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 19 mil profissionais capacitados que orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo e de até seis anos àquelas cujas famílias recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo