Primeira Infância no Suas – Criança Feliz
O que é o Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz?
É um programa do Governo Federal, operacionalizado em Goiás em parceria com o Governo Estadual, que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, período compreendido entre 0 a 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida e facilitando o acesso às políticas e aos serviços públicos que necessitam.
Quais são os objetivos do programa Criança Feliz?
Promover o desenvolvimento integral na primeira infância, apoiando a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança e nos cuidados perinatais, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância, além de fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
Como funciona o programa Criança Feliz?
Por meio de visitas domiciliares, a equipe municipal acompanha as famílias inscritas no Cadastro Único, levando informações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e propondo atividades que estimulem o desenvolvimento infantil.
Quem pode executar o programa Criança Feliz?
Municípios elegíveis, com assinatura do termo de aceite e pactuação de meta junto ao Governo Federal.
Qual o público prioritário do programa Criança Feliz?
- Gestantes e crianças de até 36 meses inseridas no CadÚnico;
- Crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada inseridas no CadÚnico;
- Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção e suas famílias;
- Crianças de até 72 meses inseridas no CadÚnico, que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, independente da causa de morte, durante o período Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) decorrente da Covid-19.
Como são compostas as equipes mínimas do programa Criança Feliz?
Esfera Estadual: Um coordenador e pelo menos dois multiplicadores. (técnicos de nível superior, preferencialmente psicólogo, assistente social, sociólogo, antropólogo, economista doméstico, terapeuta ocupacional, pedagogo e musicoterapeuta)
Esfera Municipal: Um supervisor (técnico de nível superior, preferencialmente psicólogo, assistente social, sociólogo, antropólogo, economista doméstico, terapeuta ocupacional, pedagogo e musicoterapeuta) e três visitadores (técnico de nível médio.)
Qual ato normativo regulamenta o programa Criança Feliz?
Portaria MC n°664, de 02 de setembro de 2021.
Onde são registradas as informações relativas ao Programa Criança Feliz?
No sistema e-PCF (sso.cidadania.gov.br)
Endereço: Seds – Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, N 332, Bloco C, 2º Andar, Setor Central, Goiânia- GO, Cep 74003-010.