Vacinação contra Influenza em Goiás atinge 64% da meta


Mais de 1,2 milhão de pessoas dos grupos prioritários já foram imunizadas, mas procura de pessoas com comorbidades e crianças ainda preocupa

Há pouco mais de uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em 10 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) contabiliza quase 1,2 milhão das pessoas da população prioritária imunizadas. Até a manhã desta quarta-feira, 15, foram aplicadas 1.197.379 doses, nas 907 salas espalhadas por todos os municípios goianos. Esse número representa 64,27% de um total de 1,8 milhão de pessoas.

Pelo balanço provisório, Goiás permanece entre os Estados mais bem colocados no ranking nacional de vacinação, na sétima posição (clique aqui para ver o ranking). Os resultados são satisfatórios, comparados ao cenário nacional, avalia Clarice Carvalho, gerente de Imunização e Rede de Frio da SES-GO. “Contudo, não corresponde ao esperado de 90%, uma vez que até o momento atingimos uma cobertura de 64% em 36 dias decorridos da campanha”, observa.

Nesta sexta-feira, 17, encerra-se o período de vacinação do grupo prioritário formado por professores, policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Neste último caso, a cobertura é uma das mais baixas, com 36,97% vacinados, à frente apenas da população privada de liberdade, que totaliza apenas 15,72% (clique aqui para ver a cobertura por grupo em Goiás).

Clarice destaca, porém, sua preocupação com o grupo de pessoas com comorbidades, que ainda não alcançou 50% da meta. “Trata-se de um grupo representativo para chances de desenvolver complicações, hospitalizações e óbito pela doença”, alerta. Ela chama atenção ainda para as crianças de 6 meses até 5 anos e gestantes, mesmo com a cobertura de 68% e 72%, respectivamente. “É um público que sempre demanda dificuldades para atingir cobertura ideal e que representa um grupo em potencial para os casos graves da doença”, explica.

Últimas semanas

A expectativa, no entanto, é de que tanto esses quanto os demais grupos atinjam a meta definida pelo Ministério da Saúde, até 31 de maio, na última semana da campanha. Até porque na segunda-feira, 20, a vacinação volta a receber todos os integrantes dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram.

“O Estado, em conjunto com os municípios, vêm desenvolvendo ações para atingir este objetivo. Salientamos a todos os grupos prioritários a buscarem a vacinação, pois é uma das formas mais segura e eficaz para prevenir a doença”, conclama Clarice.

Clique aqui para ver os municípios que mais vacinaram

José Carlos Araújo (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo