Unidades Estaduais de Saúde iniciam nova fase de gestão de custos

Entre objetivos da iniciativa está estímulo à participação ativa dos gestores de cada setor do HGG e Rede Hemo

Todo o servidor de gestão de custos das unidades serão revisados para a nova fase

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech deu início, neste mês de maio, à nova fase na gestão de custos do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG e da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo. A iniciativa está em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e tem como principais objetivos ajustar a Plataforma de Custos diante das recentes reformulações nas unidades, bem como estimular a participação ativa dos gestores de cada setor no processo de gestão.

De acordo com o superintendente do Idtech, José Cláudio Romero, o sistema atualmente em uso foi implantado no HGG em 2015 e na Rede Hemo em 2019. Agora, inicia-se uma nova fase. “Estamos promovendo uma revisão abrangente de todo o trabalho já realizado. O objetivo é reavaliar a estrutura existente e garantir maior envolvimento dos gestores no controle de custos, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades atuais das unidades”, explica o superintendente.

Rodolfo Vieira, Coordenador de Finanças e Custos do Idtech, explica que o acompanhamento da gestão de custos junto à uma empresa terceirizada é uma demanda antiga da SES-GO que deve ser seguida por todas as unidades de saúde geridas por Organizações Sociais (OS). Tanto no HGG quanto no Hemocentro “já foi feito todo um trabalho de implantação do sistema, de mensuração de custos, com prazos para entregas e fechamentos mensais”, e esse trabalho é agora atualizado explicou o coordenador.

A revisão e nova parametrização do sistema de gestão de custos será conduzida pela Planisa Consultoria, empresa terceirizada responsável pelo suporte técnico em conjunto com os diversos gestores das unidades. Segundo Amanda Kaline, consultora de custos da Planisa, essa etapa é fundamental para verificar a aderência do sistema à realidade atual das unidades. “Estamos analisando se as informações contidas no sistema refletem, de fato, a estrutura e os processos vigentes em cada Unidade. A previsão é que a revisão, os treinamentos e as visitas técnicas sejam concluídos até julho deste ano”, informa.

Com a exigência de apresentação de indicadores de custos por parte dos gestores de cada setor, será realizado um processo de capacitação, tanto individual quanto coletivo. “Vamos orientá-los sobre o uso da plataforma e como acessar e interpretar os dados relacionados aos setores sob sua responsabilidade”, complementa Amanda.

Sistema de Gestão de Custos
O sistema utilizado pelo Idtech foi desenvolvido pela Planisa e estruturado para permitir o acompanhamento detalhado dos custos operacionais das unidades. Alimentado pelas equipes locais e analisado pela consultoria em conjunto com a alta gestão do Instituto, o sistema integra informações como folha de pagamento, movimentação de estoque, número de procedimentos cirúrgicos, bolsas de sangue coletadas, custos de exames como raio-X e valor da hora cirúrgica.

“O objetivo é custear com precisão os serviços prestados e, a partir dessa análise, identificar oportunidades de melhorias nos processos internos”, resume a consultora Amanda Kaline.

Guilherme de Andrade / Idtech

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