Turvânia comemora primeiro lugar no Estado, com nota 10 no Previne Brasil

Município é um dos sete no País com a melhor nota no programa do Ministério da Saúde que avalia indicadores de saúde locais que vão embasar o repasse de verbas públicas

Integrantes da SES e do município de Turvânia comemoram destaque do município no Programa Previne Brasil

Turvânia, a 90 quilômetros de Goiânia, conquistou o primeiro lugar do Estado com nota 10 no Previne Brasil. O município está entre as sete cidades brasileiras com esta nota que é o resultado do primeiro quadrimestre de 2022. 

A Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) afirma que  o município, que integra a Regional de Saúde Oeste 2,  tem se empenhado para alcançar bons resultados nas metas do Previne Brasil. Quanto melhor a avaliação do município, maior o pagamento a ser recebido para investimentos em saúde.

Para alcançar esses objetivos, a gestão de saúde de Turvânia, em parceria com a SES-GO,  capacitou todos os servidores que atendem a população para a inserção adequada dos atendimentos realizados no sistema oficial da atenção primária, o e-SUS. 

A estrutura de saúde do município é composta por duas equipes de Estratégia Saúde da Família, com cobertura de 100% de APS; um centro de diagnóstico; serviço de fisioterapia e um hospital municipal com maternidade de baixo risco. 

Avaliação
O ranking do Previne Brasil é definido com base no Indicador Sintético Final (ISF), que determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município. O ISF corresponde ao cálculo do desempenho do conjunto dos sete indicadores aferido a cada período de quatro meses, com repercussão financeira para o quadrimestre subsequente. 

O programa foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019, e desde 2020 avalia os municípios em relação a alguns indicadores de saúde. A partir desses números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras. 

Alguns dos indicadores do Previne Brasil neste ano de 2022 são: as proporções de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; de gestantes com atendimento odontológico realizado; de mulheres com coleta de citopatológico; de crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e poliomielite inativada.

Fazem parte ainda dos indicadores as proporções de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre, entre outros. Esses indicadores refletem a assistência prestada à população na atenção primária.

Yara Galvão (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo