Terceira edição do Encontro com Autores aborda aspectos psicológicos em pacientes com doenças cardiovasculares

Evento reúne especialistas e interessados no tema para discutir o artigo intitulado "Aspectos Psicológicos e Estratégias de Enfrentamento evidenciados em pacientes com doenças cardiovasculares", publicado na Resap

Karllos Hoberty, um dos autores do artigo, fala ao público convidado, no auditório do Hugo

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na terça-feira (16/05), a terceira edição do Encontro com Autores. O evento reuniu especialistas e interessados no tema para discutir o artigo Aspectos Psicológicos e Estratégias de Enfrentamento evidenciados em pacientes com doenças cardiovasculares, publicado na Revista Científica da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Resap).

No encontro, os autores foram representados pelo pesquisador Karllos Hoberty Alves Nascimento, que explorou os principais pontos da pesquisa e estimulou a participação do público convidado.

A programação do evento teve início às 10h30 e se estendeu até as 12h. O primeiro momento foi destinado a uma apresentação cultural inicial, com o propósito de envolver os participantes e criar um ambiente propício para as discussões. Em seguida, Karllos Hoberty apresentou a estrutura da pesquisa e as principais descobertas realizadas. O público convidado também teve a oportunidade de participar ativamente, fazendo perguntas e comentários relacionadas ao tema.

O evento foi idealizado pela Coordenação de Gestão do Conhecimento e Biblioteca Profª Ena Galvão, pela Gerência de Pesquisa e Inovação, por meio da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SES-GO). A iniciativa contou com o apoio da Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Diretoria Administrativa do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e foi aberto para cerca de 50 pessoas, incluindo os residentes do Hugo.

Segundo Matilde Ferreira dos Santos, analista técnica de saúde e bibliotecária, a Resap, como revista científica, desempenha um papel crucial na disseminação do conhecimento acadêmico e científico. No entanto, para que esse papel seja plenamente realizado, é necessário estabelecer um diálogo mais próximo entre os autores e os leitores da revista.

“Esperamos que, a partir desses encontros, possamos promover uma maior aproximação entre os autores e os leitores da Resap, ampliando a discussão sobre o tema e divulgando a revista para pesquisadores, estimulando novas publicações de artigos”, afirmou Matilde.

Sobre o artigo
O artigo de Karllos Hoberty Alves Nascimento, Roniery Correia Santos e Isadora Lobo de Almeida publicado na Resap, investiga os aspectos psicológicos e estratégias de enfrentamento adotadas por pacientes com doenças cardiovasculares. O estudo destaca a importância do suporte psicológico e do desenvolvimento de estratégias de enfrentamento eficazes no tratamento dessas doenças.

Os resultados revelam que a presença de sintomas de ansiedade e depressão é comum entre os pacientes, e que estratégias de enfrentamento, como o apoio social e o enfrentamento ativo, podem influenciar positivamente a qualidade de vida e o prognóstico desses indivíduos.

O estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no cuidado dos pacientes com doenças cardiovasculares, que leve em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os fatores psicológicos.

Os autores ainda ressaltam a importância da identificação precoce dos sintomas psicológicos e do fornecimento de suporte psicológico adequado, além da promoção de estratégias de enfrentamento saudáveis. Essas intervenções podem contribuir para o bem-estar emocional e a adesão ao tratamento, resultando em melhores desfechos clínicos para os pacientes com doenças cardiovasculares.

Luara Avelar, estagiária da PUC-GO (texto)/Comunicação Setorial

Foto: Julianna Adornelas/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo