Técnicas de autocuidado e novas práticas ganham espaço no Ecopis
Oficinas de redução de estresse e constelações familiares movimentaram programação do 3º Ecopis, realizado no Centro de Convenções de Goiânia

O 3º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopis), realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reúne esta semana, profissionais, pesquisadores e a população em torno do diálogo entre saúde e natureza.
As oficinas são um dos pontos altos do encontro, permitindo que o público experimente diferentes práticas de cuidado integral. Entre elas, a Técnica de Redução de Estresse (TRE) conduzida pelo médico Marcelo Amaral, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
“A TRE é uma prática corporal baseada em exercícios e posturas que ativam tremores espontâneos no corpo, ajudando a descarregar a tensão do sistema nervoso. Ela pode auxiliar não apenas no estresse, mas também em quadros de ansiedade, depressão, dores musculares e até situações relacionadas a trauma e violência”, explicou Amaral.
Já a médica homeopata Dagmar Ramos destacou na palestra os resultados das constelações familiares, prática que já integra o SUS em diversas localidades.
“As constelações estão atendendo pessoas com conflitos familiares, tristeza, depressão e até situações de risco suicida. Essa abordagem revela dinâmicas ocultas que podem estar relacionadas ao adoecimento. É uma grande contribuição para o SUS e para a visão integral do ser humano”, afirmou.
Para a coordenadora de Práticas Integrativas em Saúde (Pics) de Goiás, Nara Gonçalves, a adesão do público às oficinas mostra a importância da expansão dessas práticas no estado. “A procura revela a vontade que a população tem de acessar esse tipo de cuidado gratuito no SUS. Nossa intenção é ampliar ainda mais a oferta, trazendo novas práticas para o Cremic e para os municípios, de forma a fortalecer a rede e garantir atendimento de qualidade”, disse.
O 3º Ecopis segue com programação intensa de palestras, mesas-redondas e vivências até sexta-feira (26/09), reforçando o papel das práticas integrativas na promoção do bem-estar, da prevenção e do cuidado integral.
Yara Galvão (Texto) e Marco Monteiro (Fotos) / Comunicação Setorial SES-GO


