Setembro Verde – Doe órgãos e transforme vidas

A doação só poderá ocorrer se houver autorização da família. Daí a importância do potencial doador, ainda em vida, manifestar esse interesse entre os mais próximos de sua convivência e esclarecê-los sobre o desejo de se tornar doador após a morte. Para se tornar um doador de órgãos basta avisar a família, elemento que ainda tem se tornado o principal motivo para a não doação por vários motivos, seja pela desinformação ou por motivos religiosos Em Goiás, a média de recusa familiar chega a 65%.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, até julho deste ano foram realizados 749 transplantes. Atualmente existem entre os receptores inscritos: 358 a espera de córnea, 277 para rim, 6 para coração. Essa fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas.

Ação Setembro Verde Huana

No Huana serão realizadas ações para conscientização da população, a fachada está iluminada na cor verde, símbolo desse tipo de doação em todo o mundo, e, no dia 22 de Setembro, em parceria com a Central de Transplantes de Goiás, acontecerá uma exposição fotográfica, aberta ao público, com o tema “Doar o melhor de Sí”, sobre pessoas que doaram órgãos. Para os colaboradores, haverá uma capacitação com o tema: “Notificação de morte encefálica, manutenção e validação do potencial doador.” Durante o evento, serão distribuídos panfletos informativos e laços verdes.

Campanha Nacional

Tem como base a Lei Federal número 11.584, de 28 de novembro de 2007, que instituiu 27 de setembro como o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Ao longo do mês, são realizadas no Brasil diversas ações para sensibilizar os cidadãos sobre a importância de, em vida, manifestar aos familiares o desejo de doar órgãos e tecidos.

Confira a agenda do evento:

22/09/2017- Exposição fotográfica – Doar o Melhor de Sí!

Entrega de folders, laços e adesivos.

Horário: 9h às 15h

Local: Recepção Administrativa do Huana

Aberto ao público

O Tema da Campanha Setembro Verde deste ano é “Doação de Órgãos Transformando Vidas”. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância de se tornar doador de órgãos e tecidos. Reforçando a importância do gesto de doação com mais informações que possam convencer a sociedade em favor da solidariedade.

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana) possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (CIHDOTT), que atua em sintonia com a Central de Transplantes de Goiás. Desde a criação, em 2016, foram realizadas 6 captações de múltiplos órgãos e 12 córneas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo