SEST-SUS participa de Oficina de Avaliação do Ensino proposta pela Fiocruz


A Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para O SUS, SEST-SUS, participou nesta semana da Oficina de Avaliação do Ensino: a perspectiva do caminho da qualidade nas escolas não universitárias do campo da saúde. Este evento aconteceu em Brasília nos dias 03 e 04 de dezembro e faz parte de um conjunto de estratégias da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, para a construção de um caminho de aprimoramento da qualidade dos cursos, fortalecendo a gestão da formação para o Sistema Único de Saúde, o SUS. O resultado dessa oficina será a sistematização de um modelo de avaliação proposto pela Fiocruz, instituição que também participa da organização do evento, ao lado da SGTES/MS.

“Esta proposta de avaliação institucional participativa vai servir não só para a ESAP,mas também para todas as escolas que aqui estão participando”, explicou a superintendente da SEST-SUS, Dra Rafaela Veronezi, que representou a Secretaria de Estado da Saúde, SES-GO.  Veronezi ressaltou que a ideia é agregar este instrumento avaliativo às demais ferramentas que as escolas já utilizam. “Assim teremos parâmetros coletivos nacionais e não só locais, que nos dão ideia da pertinência social dos cursos ofertados pelas escolas de saúde pública”, completa.

Além de convidados institucionais, a oficina teve como público alvo profissionais de gestão de Escolas de Pós-Graduação não universitárias e de escolas técnicas de saúde. O objetivo da promoção deste evento foi discutir o tema da avaliação das instituições de ensino participantes, construindo consensos em torno de subtemas eleitos como estratégicos da gestão da qualidade nessa área, a fim de contribuir para o desenvolvimento de processos de auto avaliação das Escolas não universitárias na área da saúde. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo