Sesg abre inscrição para 2ª edição do Programa Mais Educação Permanente em Saúde

Nova chamada pública dá sequência à primeira edição do programa que impulsionou uma expansão histórica dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde no Estado

Profissionais de saúde durante uma das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS)

A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás da Secretaria de Estado da Saúde (Sesg/SES-GO) está com inscrições abertas para a segunda edição do Programa Mais Educação Permanente em Saúde (Mais EPS). A nova chamada pública (Edital nº 16/2025) dá sequência à primeira edição do programa que impulsionou uma expansão histórica dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps) no Estado. Para acessar o edital, clique aqui.

O novo edital é divulgado após o sucesso da qualificação de profissionais atuando nos diversos municípios goianos, que desenvolveram ações educacionais alinhadas às necessidades de seus territórios.

O programa tem como objetivo fortalecer as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) por meio do apoio técnico e financeiro aos municípios goianos. A iniciativa promove a implantação e consolidação dos Neps, espaços estratégicos voltados à qualificação contínua dos profissionais do SUS, promovendo melhorias nos processos de trabalho e no cuidado à população.

Expansão dos Neps
A primeira edição do Programa Mais EPS impulsionou a implantação dos Neps em Goiás. Antes do programa, eram 49 Neps implantados, agora são 153, ampliando a cobertura de 20% para 62% dos municípios. O objetivo é alcançar 100% de cobertura e fortalecer a qualificação dos profissionais e dos processos de trabalho no SUS.

Essa expansão reflete o compromisso das gestões municipais e o impacto positivo do programa na descentralização da educação em saúde. Em Bom Jesus de Goiás, por exemplo, o Neps desenvolveu um projeto para rastrear o câncer de mama, qualificando médicos e enfermeiros no uso do Siscan.

Segundo a enfermeira Vitória Lopes Marques, coordenadora da Escola de Saúde da Família (ESF), isso permitiu rastrear mulheres em idade elegível para mamografia, aumentando significativamente as solicitações do exame e descentralizando-as.

Em Itaguaru, o recurso do programa foi usado para capacitar profissionais de saúde na assistência à gestante, com foco na redução da morbimortalidade materno-infantil, como explica Letícia de Jesus Purcino, coordenadora regional de EPS. Já em Uruaçu, o investimento foi na capacitação Normas e Procedimentos de Vacinação, melhorando a qualidade das salas de vacinação.

Ações educativa
O novo edital convida os municípios a apresentarem projetos que contemplem ações educativas vinculadas a indicadores estratégicos de saúde, como mortalidade infantil, vacinação, pré-natal, doenças crônicas e taxa de incidência de dengue, entre outros.

Serão disponibilizados até R$ 400 mil, com incentivos de até R$ 10 mil por projeto selecionado. As ações deverão ser coordenadas pelos NEPS municipais e executadas até 10 de dezembro de 2025. Entre as modalidades apoiadas estão cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, seminários, workshops e outras formas participativas de ensino-aprendizagem, conforme previsto nas diretrizes do programa.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de junho de 2025, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no site da Escola de Saúde de Goiás, em https://form.saude.go.gov.br/inscricoes/cadastro-projetos-eps.html

Para ser elegível, o município deve ter um Neps formalmente implantado, com portaria de nomeação de coordenador. Municípios que ainda não possuem o núcleo podem instituí-lo com base na Cartilha de Implementação dos Neps, também disponível no portal da Escola, em https://goias.gov.br/saude/wp-content/uploads/sites/34/2024/01/cartilhaorientadoraeducacaopermanente.pdf

Qualidade do SUS
O Programa Mais EPS é uma parceria entre a SES-GO e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) que busca transformar o modelo de qualificação profissional no estado, dando protagonismo aos municípios na construção de soluções formativas adequadas às suas realidades.

A segunda edição reforça esse compromisso e amplia as oportunidades para que os trabalhadores da saúde tenham acesso a processos formativos contínuos, contextualizados e eficazes. Mais informações e acesso ao edital completo podem ser obtidas no endereço https://goias.gov.br/escoladesaude

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo