SES reforça compromisso com saúde mental de adolescentes no 2º Encontro Estadual Sinase
Evento reuniu diversas instituições para debater políticas integradas de cuidado socioeducativo

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, nesta segunda-feira (13/10), do 2º Encontro Estadual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase): Responsabilidade de Todos, realizado no auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, em Goiânia. O encontro teve como objetivo fortalecer a política judiciária socioeducativa e qualificar o cuidado em saúde mental de adolescentes em conflito com a lei.
Durante o evento, foi lançado o Comitê Estadual Interinstitucional de Implementação e Monitoramento da Política Antimanicomial no Socioeducativo (Ceimpa Socioeducativo), que reúne importantes instituições do Sistema de Garantia de Direitos, como o Tribunal de Justiça de Goiás, Ministério Público, Defensoria Pública e as secretarias estaduais de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública. Essa iniciativa integra a agenda pactuada no último encontro do Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase) e reforça o compromisso das instituições com uma atuação intersetorial, colaborativa e centrada na garantia de direitos.
No Painel I, intitulado “Situação de saúde mental no atendimento socioeducativo”, o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, destacou que 42 municípios goianos já recebem cofinanciamento estadual para desenvolver ações específicas para essa população. Luciano apresentou ainda a proposta da Secretaria para a contratação de articuladores em rede, profissionais que atuarão integrando os serviços de desenvolvimento social, assistência social e saúde, com a missão de monitorar e garantir que adolescentes em conflito com a lei tenham acesso adequado e contínuo ao cuidado em saúde.
Já no Painel II, que discutiu a “Importância de uma rede integrada para implementação da Política Antimanicomial”, a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Amanda Melo Limongi, participou ativamente, reforçando o compromisso da Secretaria em promover ações integradas para o cuidado em saúde mental da população socioeducativa.
A programação do encontro contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Poder Judiciário, alinhando as discussões ao Plano Anual de Saúde (PAS) e ao Plano Estadual de Saúde (PES/2024), em consonância com a Resolução CNJ nº 487/2023, que institui a Política Antimanicomial no âmbito do Poder Judiciário.
Lara Eduarda (texto) e Marco Monteiro (fotos) / Comunicação Setorial SES-GO


