SES realiza a maior campanha global de combate ao câncer de intestino
Campanha Março Azul, realizada na Cidade de Goiás, promove visitas domiciliares e oferta exames gratuitos para toda a população de risco para a doença

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Goiás (SMS), a Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (SOBED) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), está realizando uma força tarefa de combate ao câncer colorretal na primeira capital do estado. A iniciativa contempla visitas domiciliares para orientar e identificar moradores que integram o grupo de risco para a doença, como homens e mulheres de 45 a 70 anos e pessoas com histórico familiar de câncer de intestino. A ideia é ofertar exames de diagnóstico e encaminhar para tratamento todos aqueles que precisam.
Para isso, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Goiás têm visitado as casas, conversado com a população sobre a Campanha e distribuído potes coletores para o FIT Test, exame que detecta a presença de sangue oculto nas fezes, um possível indicativo de câncer de intestino. As pessoas que recebem o material podem fazer os testes gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho.
Nesta sexta-feira (28/02), um arrastão mobilizou a cidade para promover a participação na campanha. “Estamos buscando as pessoas do grupo de risco para orientar e oferecer gratuitamente o teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Esse exame simples, rápido e seguro detecta pequenos traços de sangue não visíveis a olho nu, que podem ser um sinal de alterações no intestino. Se o resultado for positivo, a pessoa será encaminhada para a segunda etapa da campanha e realizará uma colonoscopia na Policlínica Estadual ainda no mês de março, permitindo uma investigação mais detalhada da causa do sangue nas fezes”, explica Érika Lopes Rocha Batista, superintendente de Regionalização da SES.
Campanha Março Azul
O mutirão de colonoscopia acontecerá na cidade de Goiás de 17 a 22 de março, atendendo tanto os casos com indicação identificados na Campanha quanto moradores que já estão na fila aguardando o exame de imagem. A colonoscopia é um exame que permite ao médico visualizar o interior do intestino grosso e ajuda a identificar problemas no órgão como pequenas lesões que podem virar câncer e, se necessário, removê-las durante o próprio procedimento.
O Março Azul é uma campanha dedicada ao combate do câncer de intestino, uma doença silenciosa que exige atenção aos seus sinais e fatores de risco. Com diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de intestino podem chegar a 90%.
Estatísticas:
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de intestino é o terceiro tumor que mais causa mortes no Brasil, afetando mais de 45,6 mil pessoas anualmente. A doença acomete principalmente homens e mulheres com 45 anos ou mais e aqueles com histórico familiar.
Fatores de Risco
Incluem-se entre os fatores de risco: histórico pessoal ou familiar de pólipos ou câncer intestinal; doenças inflamatórias intestinais; e Diabetes tipo 2. Fatores evitáveis incluem obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e uma dieta inadequada.
Sinais de Alerta!
Os principais sinais incluem sangue nas fezes e dor ou cólica abdominal frequente por mais de 30 dias. Mudanças recentes no ritmo intestinal (como diarreia ou constipação), emagrecimento rápido sem causa aparente, anemia, cansaço e fraqueza também são pontos importantes a serem observados.
Exame Preventivo para Saúde
A forma mais eficaz de rastrear o câncer intestinal é iniciar os exames a partir dos 45 anos, mesmo na ausência de sintomas. O médico pode avaliar a necessidade imediata de uma colonoscopia ou sugerir o rastreamento através da pesquisa por sangue oculto nas fezes. Manter uma rotina ativa e uma alimentação rica em fibras, além de reduzir o consumo alcoólico e evitar o tabagismo, aumenta suas chances de estar livre dessa doença. Consultas regulares anuais também podem reduzir ainda mais seu risco.
Fotos: Marco Monteiro
Comunicação Setorial/SES-GO


