SES prestigia campanha “Sedação Segura é com Médico Anestesista”
Campanha, lançada pela Coopanest-GO, Saego e Cremego, reforça que apenas médico especialista pode garantir segurança do paciente durante anestesia

A campanha “Sedação Segura é com Médico Anestesista” quer conscientizar a população sobre os riscos de se submeter a qualquer tipo de sedação sem a presença de um médico anestesista, seja durante uma cirurgia ou exame. Para isso, foram criados conteúdos multimídia – como vídeos, cartazes e uma cartilha – que serão espalhados em unidades de saúde do sistema público e privado. Além disso, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) vai realizar fiscalização para garantir que os mais variados procedimentos anestésicos e de sedação estejam sendo feitos por um médico anestesista.
Durante o lançamento da campanha, realizado no sábado (04/10) com a participação de gestores públicos e representantes de entidades e profissionais da saúde, o presidente Dr. Rafael Martinez destacou a função educativa do Conselho. “É uma função que se preocupa com a sociedade. Uma sedação profunda é um ato médico, é um ato anestésico. Então, tanto a Coopanest, a Sociedade Goiana de Anestesiologia e o Cremego se juntaram e elaboraram uma campanha que vai perdurar todo o mês de outubro”, afirmou.
Rafael Martinez informou que o Cremego vai realizar fiscalização em todas as unidades de saúde. “Vamos levantar esses dados, levar tanto para a Coopanest quanto para a Sociedade Goiana de Anestesiologia e para a sociedade”, acrescentou.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, prestigiou o evento e reiterou a importância da campanha. “Quero fazer coro com as entidades para este incentivo e essa conscientização da população que exija os profissionais capacitados, profissionais bem formados participando do ato anestésico ou de sedação nos procedimentos que forem realizados”, pontuou.
Para o representante da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (Coopanest-GO), Dr. Antônio Carlos de Oliveira, a segurança do paciente deve estar em primeiro lugar. “As unidades hospitalares devem estar se equipando melhor para oferecer essa segurança aos pacientes”, disse.
A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (Saego) foi representada pelo Dr. André Luiz Braga. Ele reforçou a importância da união em torno da qualidade dos serviços prestados a todos os pacientes em procedimentos anestésicos. “O que as três instituições querem é buscar os gargalos, os hiatos da assistência para que nós possamos, com esses dados em mãos, criar estratégias de melhoria continuada da assistência prestada”.
Fotos: Marco Monteiro
Assessoria Cremego, com informações da Comunicação Setorial SES-GO


