SES oferece serviços de saúde para muladeiros e população de Iporá

Em parceria com a secretaria do município, foram realizados curativos, vacinação, testes de glicemia e aferição de pressão arterial aos visitantes

Reconhecido nacionalmente, o 13º Encontro Nacional dos Muladeiros, em Iporá, reuniu mais de 60 mil pessoas, entre os dias 21 e 25 de janeiro, e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do municipio, aproveitaram a oportunidade para instalar a Tenda da Saúde, no Parque de Exposição Agropecuária, onde ofereceu serviços de saúde aos visitantes da festa.

Organizada pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), a festa recebeu visitantes de todo o País, e contou com a presença do titular da SES-GO, Ismael Alexandrino, que ressaltou a importância de levar serviços de saúde ao encontro. “Nosso foco é na prevenção e promoção da saúde. Oferecemos orientação sobre o mosquito transmissor da dengue, necessário para que os visitantes tenham atenção em relação ao lixo produzido, destinando em local correto e evitando acúmulo de água”, frisou.

Alexandrino agradeceu a parceria firmada com a SMS, uma oportunidade para aproximar a saúde da população. No estande, foram aplicadas 184 doses de vacina hepatite B, dupla adulta, triplíce viral e febre amarela, pela pela Gerência de Imunização e Rede de Frio da SES-GO. Já a SMS realizou atendeu 512 pacientes para aferição de pressão arterial e outros 260 testes de glicemia e oito curativos.

Imunização

Trabalhando como segurança na festa, Ana Cássia Castilho de Moura, 24 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina. “Perdi meu cartão de vacina e precisava atualizar minhas vacinas. Passei por uma triagem e logo em seguida fui vacinada”, disse. Acompanhada do marido, Alexandre Batista da Silva, que também trabalhava na segurança do evento, Ana Cássia elogiou o atendimento recebido no estande. “Meu marido também foi vacinado, o atendimento foi rápido e fomos bem orientados”, avaliou.

João Otávio Miranda Gonçalves, 28 anos, que veio de Pedro Leopoldo em Minas Gerais, com a comitiva Rancho do Ném, participou todos os dias da festa e visitou o estande da saúde na sexta-feira, 24. Além de aferir pressão e realizar teste de glicemia, o muladeiro também foi imunizado com a vacina tríplice viral e voltará para sua cidade natal imunizado contra sarampo, caxumba e rubéola. “Já tinha sido vacinado contra a febre amarela lá na minha cidade, aqui completei meu cartão de vacina”, comemorou.

O presidente da Amog, Willian Alves Rosa, falou que a estrutura montada para atendimento à saúde este ano foi um privilégio para a associação e todos os visitantes. “O apoio recebido pelo Governo de Goiás, com serviços de saúde para os visitantes, proporcionou mais qualidade para a festa, que já é reconhecida nacionalmente”.

Presença de Caiado

O governador Ronaldo Caiado também esteve presente no encontro e percorreu todo o parque agropecuário, visitando os estandes. Na ocasião, Caiado frisou que a festa já é reconhecida nacionalmente e, com o apoio do governo estadual, buscará ampliar esse reconhecimento. “Investimos em segurança e em serviços de saúde, trazendo benefícios para essa festa, que é o maior encontro de muladeiros do País.”

Felipe Cordeiro (texto) e Sebastião Nogueira (foto)/Comunicação Social

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo