SES, Municípios e Corpo de Bombeiros discutem ações de combate ao Aedes
Secretários municipais de Saúde, Corpo de Bombeiros, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e dos municípios reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 28 de janeiro, no Centro de Convenções de Goiânia, para avaliar e definir novas estratégias de combate o Aedes aegypti. Técnicos da SES-GO apresentaram números sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, esclareceram dúvidas e falaram sobre principais formas de combate.
O coordenador estadual de Controle de Dengue, Murilo do Carmo Silva, informou que na comparação das três primeiras semanas de 2016 com as três primeiras semanas de 2015, houve uma redução de 1,53% no número de casos de dengue no Estado. “Os primeiros dados deste ano denotam um recrudescimento de casos em relação ao mesmo período de 2015. Nas três primeiras semanas de 2016, foram registrados cerca de 9.300 casos de dengue. Não são números que denotam crescimento exponencial, mas uma constância nos dados. Acredito que isso já possa ser resultado da força-tarefa que está sendo desenvolvida pelo Governo de Goiás.”
Murilo destacou que um dos principais entraves detectados pelas equipes de saúde é a grande quantidade de imóveis fechados. Na busca de soluções para o problema, o coordenador estadual de Controle de Dengue disse que entre as medidas discutidas estão o uso de autorização judicial e o contato com imobiliárias, que segundo ele podem facilitar a entrada nestes imóveis.
Para o secretário de Saúde de Morrinhos, André Luiz Dias Mattos, a reunião é um importante momento para troca de experiências e informações entre os municípios. “Podem ter havido ações que não deram o resultado esperado e outras que deram muito resultado. Essa troca de informações é importante para que não percamos tempo com ações que não deram certo e reforcemos aquelas que tiveram bons resultados.”
Reunião no período da tarde
No período vespertino, a reunião de avaliação continua. A segunda etapa do encontro terá as presenças do governador Marconi Perillo, dos secretários e presidentes das autarquias que compõem o Comitê Executivo de Combate ao Aedes, prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O governador irá instalar o Comitê de Mobilização Social de Combate ao Aedes. Os prefeitos receberão uma Carta de Avaliação do cenário epidemiológico de janeiro informando o índice de infestação de seus municípios.
O secretário de Saúde Leonardo Vilela e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar Carlos Helbingen apresentarão os primeiros resultados da força tarefa, que já alcançou 230 municípios até 27 de janeiro. O governador também lançará e convidará os prefeitos para conhecer o maquinário da Patrulha Goiás contra o Aedes, em exposição no estacionamento do Estádio Serra Dourada.