SES-GO promove evento em comemoração ao Dia dos Pais

Roda de conversa e eventos desportivos marcaram celebração alusiva ao Dia dos Pais. Servidores trouxeram os filhos para participarem da ação

Servidores participam de roda de conversa durante comemoração ao Dia dos Pais

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Humanização, promoveu nesta terça-feira (05/08) uma cerimônia alusiva ao Dia dos Pais. O evento, realizado na sede da SES-GO, nos turnos matutino e vespertino, reuniu servidores de diferentes áreas. Muitos trouxeram os filhos para participar da comemoração e das atividades desportivas e para demonstrá-los, na prática, como é desenvolvido diariamente o trabalho que proporciona o sustento da família.

A primeira parte da solenidade aconteceu pela manhã, no hall da SES-GO. A gerente de Humanização, Maria Salette Paulino, acentuou a importância dos pais no contexto familiar e na educação dos filhos. “Mais que propiciar a segurança, a figura paterna simboliza afeto, atenção e solidariedade”, pontuou. Ela destacou, ainda, que a maioria dos pais que trabalha na Secretaria desenvolvem as suas atividades com empenho, profissionalismo e responsabilidade.

Roda de conversa

A gerente de Humanização convidou as pessoas presentes a participarem de uma roda de conversa para relatar as lembranças mais marcantes dos próprios pais e o que espera deixar como exemplo aos filhos. Vários servidores narraram um pouco de suas histórias de vida e do que pretendem deixar de legado para os filhos. Muitos falaram das dificuldades enfrentadas pelos pais nas décadas passadas para a criação dos filhos e destacaram o exemplo de retidão que passaram para toda a família.

“Meu pai foi carroceiro, teve uma vida difícil, mas criou os sete filhos com amor e dedicação. Ele não bebia nem fumava e passou esse exemplo para todos nós”, assinalou um servidor. Ele disse, ainda, que procurou passar para os filhos a importância de não beber e nem fumar. Outro profissional destacou que o pai foi um vencedor com toda a sua simplicidade. “Meu pai começou a trabalhar na roça, atuou como barbeiro, fotógrafo e comerciante. Ele aprendeu todas estas profissões observando outros profissionais e as desenvolveu com empenho e seriedade.

Atividades desportivas

Outros servidores acentuaram o companheirismo dos pais no cotidiano, nas brincadeiras e na formação profissional. O chefe de Gabinete da SES-GO, Adriano Sullivan Chagas, informou que o pai, falecido há 18 anos, sempre o esperava à noite, no retorno para casa, para conversarem sobre o que havia aprendido nas aulas do curso de Farmácia. “Meu pai também era farmacêutico. Tivemos a oportunidade de compartilhar muitas questões relativas à vida e à nossa profissão”, enfatizou. Ele acentuou que o comportamento do pai é uma referência e que procura tratar os filhos com o mesmo carinho e compreensão.

A comemoração do Dia dos Pais foi encerrada à tarde com um momento esportivo. A ação desenvolvida por equipes de paradesportistas, coordenada pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, levou alegria e descontração aos participantes. Crianças e adolescentes, trazidos pelos pais, participaram da recreação e aprenderam muito com a garra e determinação das pessoas com deficiência.

Maria José Silva (texto) e Shirley Raquel (fotos) / Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo