SES-GO apresenta sistemas de Saúde Digital ao MP-GO

Gestão estadual de saúde detalhou ferramentas que garantem monitoramento de recursos e avaliação de indicadores aos promotores de justiça de Goiás

Secretário de Saúde Estadual, Sérgio Vencio, e equipe, apresentam sistemas de Saúde Digital aos promotores do Ministério Público Estadual

A alta gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), comandada pelo secretário Sérgio Vencio, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (30/6) com a promotora de justiça e coordenadora da área da Saúde do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Lucinéia Vieira Matos, para apresentar o Sistema Sigus e o Dashboards de recursos federais, que já estão sendo usados pela pasta. 

Acompanhado da secretária-adjunta da SES-GO, Anamaria Arruda; do subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde, Luciano Moura; e superintendentes da SES, o secretário explicou para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO Saúde), e demais promotores de justiça, sobre o funcionamento da ferramenta desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia e Inovação, responsável pelo monitoramento, avaliação e fiscalização das metas dos contratos de gestão com as Organizações Sociais que gerenciam as unidades de saúde estaduais.

Transparência
O objetivo da ferramenta é contribuir para o melhor monitoramento do recurso público e da prestação de serviços. Sérgio Vencio reforçou que o Sistema Integrado de Gestão das Unidades de Saúde (Sigus) também é fundamental para maior transparência dos serviços de saúde. “O grande avanço do Sigus é fazer esse controle de forma automática. As unidades usam o sistema de gestão hospitalar e o Sigus lê diretamente desta base de dados, podendo ser acessado pela SES, órgãos de controle e Ministério Público”.

Durante a reunião, a equipe SES-GO também apresentou o Dashboards de recursos federais, que permite que os gestores da pasta tenham informações sobre a execução de recursos federais repassados e como esses valores estão sendo aplicados dentro da Secretaria. “A Saúde Digital está sendo desenvolvida com sistemas que permitem a gestão visualizar onde estão os recursos, quanto já foi usado e para qual investimento ou custeio foi destinado”, reforçou.

Monitoramento
Além da melhor aplicabilidade dos recursos financeiros, os gestores defenderam que os sistemas reforçam o compromisso da gestão com a transparência sobre o dinheiro que deve ser investido em serviços de saúde para toda a população goiana. Anamaria Arruda afirmou que, a partir destes sistemas, a tomada de decisões será ainda mais eficaz. “São decisões estratégicas para aplicação dos recursos e também o rastreamento. Os sistemas permitem que os recursos sejam bem aplicados”. 

O painel, que está na sua primeira versão, é responsável por acompanhar todo o ciclo dos recursos, inovando e garantindo maior transparência à gestão e permitindo que sejam tomadas decisões estratégicas e gerenciais no nível central da SES-GO.

A promotora Lucinéia Vieira parabenizou a gestão estadual de saúde por avançar em recursos que garantem maior transparência sobre o dinheiro tanto do tesouro estadual, como também o recebido do Ministério da Saúde, e salientou a importância da disponibilização destes painéis para o MP. “Os promotores precisam ter acesso a esses dados, para que como órgão fiscalizador acompanhe de perto a aplicação das verbas públicas”.

Felipe Cordeiro/Comunicação Setorial
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo