SES e CRF promovem qualificação PEP e Prep ao HIV para farmacêuticos que atuam no SUS

Capacitação nesta quinta e sexta-feira vai abordar temas como acolhimento e escuta ativa do usuário, esquemas terapêuticos e farmacologia, medicamentos e prescrição farmacêuticas

Gysella Santana, gerente de Assistência Farmacêutica da SES, fala durante a capacitação dos profissionais da área

A Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO) mobilizaram profissionais de saúde da área que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) para participarem da capacitação Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (Prep) ao HIV no Âmbito da Profissão Farmacêutica. Com a participação de 70 profissionais, a qualificação começou nesta quinta-feira (6/7), das 13h às 18h, e segue na sexta-feira (07/06), das 8h30 às 13h, no auditório do conselho, no Setor Marista. As inscrições já estão encerradas.

Pelos protocolos do Ministério da Saúde (MS), o farmacêutico é um dos prescritores dessas profilaxias. “Essa capacitação é de fundamental importância”, avalia a gerente da Assistência Farmacêutica da SES-GO, Gysella Honório. “Dessa forma, a SES e o Conselho Regional de Farmácia de Goiás se uniram para promover essa capacitação para os farmacêuticos que atuam no SUS no Estado, principalmente para aqueles que já atuam nas unidades dispensadoras de PEP e PrEP”, explica a gerente.

O evento vai abordar os temas acolhimento e escuta ativa do usuário, esquemas terapêuticos e farmacologia, segurança e efetividade dos medicamentos e prescrição farmacêuticas, que serão apresentados por quatro palestrantes: Náila Neves, especialista em farmacologia clínica e prescrição farmacêutica; Francisco Alisson, farmacêutico consultor técnico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opan); Thaís Caux, especialista em Políticas e Gestão da Saúde GT de Cuidado LGBTQIA+; e Lorena Baía, presidente do CFR-GO.

José Carlos Araújo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo