SES conclui capacitação de gestores em pactuação das ações de saúde

Eventos contemplaram profissionais e gestores das cinco Macrorregiões de Saúde do Estado. Ao todo, foram realizados quatro grandes encontros, com a participação de 452 pessoas, de 168 municípios

Gerente Andressa Moura avalia que as capacitações foram positivas, com a presença de 452 gestores e técnicos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) concluiu, com louvor, a capacitação de gestores e profissionais das cinco Macrorregiões de Saúde do Estado sobre Programação Pactuada Integrada (PPI) da Assistência à Saúde. A ação, coordenada pela Gerência de Programação das Ações e Serviços de Saúde da Superintendência de Planejamento da SES-GO, foi realizada em fevereiro, em quatro grandes encontros. O último deles ocorreu nesta quarta-feira (26/02) e contou com a presença de representantes das Macrorregiões de Saúde Nordeste e Sudoeste.

O superintendente de Planejamento da SES-GO, Túlio Silva Oliveira, destaca que a série de eventos cumpriu a expectativa de atualizar profissionais e gestores sobre as diferentes questões que envolvem a programação e a pactuação das ações de saúde. Ao todo, os quatro grandes seminários reuniram 452 representantes e técnicos de 168 municípios. Do total de participantes, 115 são secretários municipais de Saúde.

A gerente de Programação das Ações e Serviços de Saúde da SES-GO, Andressa Vieira de Moura, assinala que as capacitações obtiveram um resultado positivo. “Tivemos uma adesão muito boa dos municípios, dos gestores, uma participação expressiva. Esse fato é importante para que eles tenham esse olhar voltado para a programação das ações de saúde e para a melhoria da gestão”, afirmou.

Regionalização
A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no qual, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para o acesso da população aos serviços de saúde. Andressa Moura acentua que a atualização dos representantes da SES nos municípios é fundamental para o processo de regionalização no Estado.

Durante as capacitações foram abordadas temáticas ligadas à PPI para que técnicos e gestores municipais possam se apropriar melhor do tema que envolve a programação e a pactuação das ações e serviços de saúde na região em que atuam. Foram feitas exposições sobre Contextualização quanto a Programação Pactuada Integrada da Assistência à Saúde; Sistema de Programação Pactuada Integrada e suas Funcionalidades; Interpretação da Tabela SUS como Instrumento de Programação; Processo de Revisão das Pactuações Intermunicipais, Recomposição de Teto MAC e, ainda, Remanejamentos dos Tetos MAC da SMS de Goiânia e SMS de Anápolis para o Teto MAC Estadual.

Acesso aos serviços
“Na prática os seminários tiveram o objetivo de repassar informações aos participantes para que eles possam garantir o acesso aos municípios aos serviços de alta e média complexidade, proporcionando a melhor assistência à população”, enfatiza a gerente. O secretário municipal de Saúde de Santo Antonio do Descoberto, Ricardo Souza Itacaramby, um dos participantes da capacitação, ressaltou que o evento é de suma importância para os novos gestores que assumiram cargos neste ano.

“Nessa capacitação obtemos informações sobre como agir nas pactuações, como podemos buscar acesso com outras Secretarias Municipais de Saúde aos serviços que não temos nos nossos municípios”, pontuou Ricardo Itacaramby. Ele acentua que Santo Antonio do Descoberto deve pactuar com Águas Lindas de Goiás serviços ainda inexistentes no município, entre os quais ressonância magnética e tomografia computadorizada.

A coordenadora de Planejamento e Infraestrutura da Regional de Saúde de Posse, Josileia Maria Chiusa, considerou muito importante participar da capacitação. “Esse seminário proporciona uma melhor amplitude da dinâmica da gestão dentro do município. Ele nos qualifica para orientarmos melhor os municípios no acesso aos serviços de saúde”, assinalou.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo