SES completa entrega de veículos à Rede Estadual de Verificação de Óbitos
Entrega a Rio Verde e Caldas Novas completa a frota dos Serviços de Verificação de Óbitos de Goiás (SVO). “Dignidade às famílias enlutadas”, diz Flúvia Amorim

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, completou nesta sexta-feira (05/12) a entrega de veículos especiais à rede estadual do SVO, voltados para o transporte de corpos de pessoas falecidas fora do ambiente hospitalar.
Há três anos, a SES repassou um total de onze veículos a Goiânia, Anápolis, Ceres, Uruaçu,Luziânia e Formosa. E agora, foram contemplados os municípios de Rio Verde e Caldas Novas. Goiás é um dos poucos estados brasileiros a contribuir com a rede de SVO, ao repassar, além do recurso federal, 20 mil/mês a cada serviço.
“Na Saúde de Goiás, cuidamos do cidadão desde quando ele nasce até quando morre, buscando ofertar serviços de saúde voltados à dignidade da pessoa e respeito às famílias”, frisou a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, ao fazer a entrega das chaves no Almoxarifado Central da SES.
Dignidade
Jéssica Martins, coordenadora do SVO de Rio Verde, explicou que atende 28 municípios da Região Sudoeste e que o rabecão vai dar maior suporte ao trabalho de translados de corpos. “Quanto mais agilidade tivermos, mais aliviamos a angústia das famílias”.
Já o SVO de Caldas Novas atende 17 municípios da região, inclusive a zona rural. A coordenadora Graziele Maria de Souza recebeu o veículo que trará conforto às equipes, além de tornar o trabalho delas mais ágil.
A rede estadual de SVO, composta por oito municípios goianos, é regionalizada e faz o atendimento de translados de corpos e investigação de óbitos que é um direito das famílias. “Além disso, saber do que as pessoas estão morrendo, também nos ajuda a ter políticas públicas mais efetivas”, completou Flúvia.
Foto: SES-GO
Comunicação Setorial


