SES apresenta ao TCE os bons resultados das ações nos hospitais de urgências

Medidas visam otimizar os fluxos assistenciais, garantir assistência qualificado e reduzir o tempo de permanência dos pacientes

Rasível Santos informou aos conselheiros do TCE que a SES desenvolve ações para assegurar o atendimento qualificado à população

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, apresentou nesta quarta-feira (05/11) aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) os resultados positivos alcançados pela Pasta com a implementação de ações nos quatro hospitais da rede de urgência. As medidas compõem um plano integrado, idealizado e desenvolvido pela SES-GO, com os objetivos de otimizar os fluxos assistenciais, reduzir o tempo de permanência e garantir o atendimento de qualidade aos pacientes.

A exposição de Rasível Santos foi feita no auditório do TCE. Participaram do evento o presidente da Casa, Sebastião Tejota, os conselheiros do Tribunal e membros da alta gestão da SES-GO. As ações foram planejadas e efetivadas pela Secretaria a partir de uma visita técnica feita pelo TCE em meados de outubro ao Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo).

Nessa visita, os conselheiros do TCE identificaram uma discordância entre os indicadores de ocupação registrados pelo Complexo Regulador Estadual e a realidade operacional do Hugo, com princípio de superlotação na unidade. Rasível Santos acentuou, durante a apresentação, que a questão foi totalmente sanada e que os corredores das unidades de urgência estão completamente vazios, desprovidos de macas.

O titular da SES-GO informou que as inciativas estão sendo desenvolvidas de forma integrada pelo Hugo e pelos Hospitais Estaduais de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), de Anápolis (Heana) e de Aparecida de Goiânia (Heapa). Em breve, conforme o gestor, os outros 21 hospitais estaduais localizados no interior do Estado vão ser incorporados ao plano de ação. “Nosso objetivo é garantir a assistência de excelência à população”, sublinhou.

Semana protegida
Entre as ações implementadas pela SES-GO destacam-se o apoio às unidades para a realização de ressonância magnética e exames de imagem no Hugo; otimização do processo de alta hospitalar; integração das reuniões diárias das unidades com a alta gestão da SES-GO; análise comparativa entre as unidades para compartilhamento de boas práticas; monitoramento operacional diário e resolução célere de gargalos.

Rasível Santos destacou que os quatro hospitais de urgência também adotaram a semana protegida. A estratégia, desenvolvida de forma colaborativa pelas unidades, visa reservar a cada um dos quatro hospitais um período para a organização do fluxo interno, algo considerado essencial pelo secretário. Ao longo dessa semana, as outras três unidades assumem os atendimentos externos dentro das especialidades de cada uma.

O presidente do TCE, Sebastião Tejota, enalteceu o trabalho desenvolvido pela SES-GO para melhorar a assistência nos hospitais da rede de urgência. “Constatamos uma melhoria significativa no atendimento prestado pelas unidades hospitalares. O secretário, com a sua equipe, tem dado resposta às questões que compartilhamos com eles”, sublinhou.

Sebastião Tejota agradeceu o secretário pela adoção das iniciativas que proporcionaram a solução célere do problema de superlotação no Hugo e enfatizou que o TCE atua como parceiro para a tomada de decisões que proporcionam a assistência qualificada à população.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo