Servidores da SES-GO celebram o Dia R com trajes na cor rosa
Ação interativa envolveu servidores de todas as unidades e superintendências da SES-GO. Data visa chamar a atenção para a necessidade de medidas preventivas ao câncer de mama
Os servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vestiram-se de rosa, nesta quarta-feira (16/10), com o objetivo de destacar a importância da prevenção ao câncer de mama. A ação interativa, realizada em todas as superintendências e unidades da pasta, celebrou o Dia R, data de destaque da campanha Outubro Rosa. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destacou a importância da realização do ato por mobilizar os profissionais para a conscientização da população sobre as medidas preventivas à doença, que afeta um número significativo de mulheres.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum de neoplasia no mundo. Uma das formas mais eficazes de prevenção e diagnóstico precoce da doença é a realização regular de mamografia. Levantamentos da Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que, nas populações com acesso à mamografia preventiva periódica, o número de mortes pela doença pode diminuir entre 15% e 45%. Rasível Santos enfatiza que a SES-GO proporciona a realização desse exame para as mulheres em todo o Estado durante todo o ano.
O titular da SES-GO também aponta a importância de as mulheres realizarem o autoexame nas mamas, para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e para o conhecimento mais aprofundado do próprio corpo. “O autoexame realizado uma vez ao mês ajuda a mulher a identificar alterações como nódulos, secreções, mudanças de cor ou retrações, o que aumenta as chances de um diagnóstico precoce.
Em celebração ao Dia R, os servidores que vestiram roupas na cor rosa posaram para fotos nas diversas unidades da SES-GO. Rasível Santos agradeceu a adesão da maioria dos profissionais. Ele destacou, ainda, que, além da mamografia e do autoexame das mamas, cuidados como a prática regular de atividade física e a redução do consumo de bebidas alcoólicas contribuem para diminuir o risco de câncer de mama.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial