Segurança sanitária é tema de seminário da ANVISA
Segurança sanitária é tema de seminário da ANVISA
02/10/2013
Evento é realizado em parceria com a SUVISA e a SEST/SUS e visa garantir a formalização de microempresários
O objetivo da Anvisa é promover a formalização de microempresários individuais e empreendedores familiares rurais para que os mesmos possam oferecer produtos e serviços seguros, que estejam de acordo com as diretrizes e normas dos órgãos de vigilância sanitária.
O seminário conta com palestras de renomados profissionais da saúde como a Assessora -chefe de Relações Institucionais da Anvisa, Rosilene Mendes dos Santos. Entre os temas abordados estão “O perfil do microempreendedor individual”, “Processo de licenciamento ambiental” e “Perspectiva da inclusão produtiva com segurança sanitária em Goiás”.
Diversas autoridades e servidores das secretarias estadual e municipal de saúde compareceram ao evento. Glória dos Anjos Maurício, que é servidora da Vigilância Municipal de Saúde, afirma que o evento é importante para que os servidores conheçam as novas diretrizes que a Anvisa vai estabelecer para os microempresários. “ Aqui estamos aprendendo quais são as regras que a Anvisa vai aplicar aos microempresários em relação à vigilância sanitária. Essas diretrizes vão fazer com que eles possam trabalhar na formalidade, oferendo produtos e serviços com maior qualidade ao consumidor.
Representantes de associações de microempresários também marcaram presença no evento. Fernando é presidente da associação de feirantes do município de São Miguel do Passa Quatro. Ele conta que a cidade já desenvolve uma política pública de extrema importância para a segurança sanitária, que é a coleta e a reciclagem do lixo. “ Os conhecimentos adquiridos aqui no curso vão ser repassados para os comerciantes de São Miguel do Passa Quatro para que o processo de reciclagem continue sendo realizado de forma eficaz, contribuindo cada vez mais para a segurança sanitária da cidade”, finaliza.
Para a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Tânia Vaz, o evento é extramente importante para todo o cenário nacional. “ Aqui em Goiás ainda existem muitos empreendedores atuando no mercado informal, portanto, o objetivo do evento é encontrar formas para regularizar esses empresários, incluindo-os no mercado formal e nas políticas das vigilâncias sanitárias. Esses profissionais, ao seguir as diretrizes da Anvisa e dos demais órgãos de vigilância, passam a oferecer produtos e serviços mais seguros à população.