Secretário de saúde participa do Fórum Nacional de Transplantes em Brasília
Evento realizado nesta sexta-feira e no sábado discute a revisão do regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes e lança Campanha Nacional de Doação de Órgãos
No Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, foi realizada a abertura do Fórum Nacional para a revisão do regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Durante o evento, houve o lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, com a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade, que ressaltou a importância da carta acordo para o início da elaboração do Manual de Boas Práticas em retirada, acondicionamento, armazenamento e transporte de órgãos para transplantes. “O acordo aqui no evento é de extrema importância para que possamos ter, em 2025, esse manual de boas práticas, isso é fundamental” , reforçou.
O fórum contou com a presença de várias autoridades. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, esteve presente, com a gerente de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas, e a superintendente de Controle e Regulação do Estado, Amanda Limongi. O secretário assinalou a importância do fórum para melhoria do processo de transplante no Estado. “Todo nosso trabalho é para para o usuário do SUS que está na fila pra receber um órgão. Reforçamos, na campanha, a importância de dizer sim para a doação, e nós fazemos nosso trabalho com toda logística para realizar os transplantes”, pontou o secretário
“Essa revisão do regulamento é importante para tratar das normativas referentes ao processo de doação e transplante, e Goiás está aqui para contribuir com essa revisão”, completou a gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas.
Durante o evento, também houve a participação de representantes dos usuários e de sociedades médicas e multiprofissionais de transplantes de órgãos, reforçando o caráter coletivo e integrado da discussão.
Impacto da campanha
Em Goiás, a campanha Setembro Verde tem impulsionado as doações significativamente. Em 2022, foram registradas 81 doações, enquanto no ano passado o número subiu para 113. Em 2023, até o dia 19 de agosto, já foram contabilizadas 64 doações.
Ainda de acordo com dados da SES-GO mostram que a média mensal de doações de janeiro a setembro de 2022 foi de 5,3 por mês, mas após a realização da campanha de setembro a dezembro, a média subiu para 11. Em 2024, até o momento, essa média já alcançou 8,7 doações mensais, com expectativa de atingir 11,3 até o final do ano.
Essa evolução demonstra o impacto direto da campanha na conscientização da população e na adesão de mais famílias à causa da doação de órgãos, um gesto que pode salvar inúmeras vidas.
Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial