Saúde leva experiência exitosa da Classificação de Atenção ao Recém-nascido para Conass
Encontro voltado à qualidade do cuidado e segurança do paciente na atenção obstétrica e neonatal tem como destaque trabalho de Goiás com IA que atua contra a mortalidade infantil

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou, na terça-feira (2/9), durante a Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a experiência exitosa da Classificação de Atenção ao Recém-nascido. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo Estado, via Núcleo Estadual de Gestão Estratégica de Segurança do Paciente (Negesp), que tem como um dos desafios a redução da mortalidade materna e infantil.
Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto da SES-GO foca no monitoramento dos dados da mãe e criança prematura, emitindo protocolos de atenção para a equipe assistencial e orientações à família. A Classificação de Atenção ao Recém-nascido, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital, é reconhecida nacionalmente, já tendo sido, inclusive, premiada pelo caráter inovador.
O chefe de gabinete da pasta e coordenador do Negesp goiano, Adriano Sullivan, destacou os avanços alcançados com a iniciativa, que está em funcionamento no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Na unidade, o projeto propiciou diversas melhorias, como ajustes nos protocolos da UTI Neonatal. “Essa e outras entregas, aliadas a estrutura que temos, fazem com que o Negesp de Goiás seja hoje uma referência nacional”, destacou.
Adriano Sullivan lembrou, ainda, a apresentação feita pelo titular da SES-GO, Rasível Santos, no primeiro dia da câmara técnica, que levou ao evento detalhes sobre o sistema de identificação de biometria neonatal que está sendo implantado no estado. “É o primeiro estado no país a fazer a identificação do neonato na sala de parto, o que é de muita relevância, um impacto muito grande na segurança da mãe e do neném”, ressaltou.
Segurança do paciente
A câmara técnica do Conass teve como tema central a segurança na atenção obstétrica e neonatal. O encontro reforçou a importância da articulação entre gestores, profissionais e instituições parceiras para transformar evidências em práticas efetivas, com impacto direto na qualidade do cuidado. As discussões e propostas apresentadas servirão de base para orientar as políticas públicas voltadas à saúde materna e neonatal nos próximos anos.
Aline Rodrigues/Comunicação Setorial SES-GO
Fotos: Andréa Peixoto/SES-GO


