Saúde Goiás presente no lançamento do GovTech 02
Secretaria de Saúde foi pasta pioneira na primeira edição do programa de inovação tecnológica do Governo de Goiás. Na segunda edição, desafios da Central de Transplantes estão na pauta

A subsecretária de Planejamento, Inovação, Educação e Infraestrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Ana Carolina Abrahão (Subpei), representou a Pasta no lançamento da segunda edição do GovTech, nesta sexta-feira (15/03), no Hub Goiás, em Goiânia. Servidores da gerência da Central de Transplantes, de Compras e do Escritório de Projetos da SES também participaram da abertura do programa, conduzido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e Hub Goiás. A SES-GO foi uma pasta pioneira na primeira edição do programa de inovação tecnológica do Governo de Goiás. “Inovação é desafio que as equipes da SES gostam de encarar”, destacou a subsecretária.
O GovTech é o programa do Governo de Goiás que alia a busca por soluções ágeis para os desafios da gestão pública com a atuação das startups e da nova modalidade de aquisição CPSI, facultada ao poder público pela nova lei de licitações, para discutir avanços tecnológicos para gestão da administração pública. “A saúde foi pioneira ano passado ao participar com três desafios da primeira edição e logo teremos aplicativos e sistemas que nos permitirão aproximar do nosso púbico, superar distâncias, sempre no intuito de facilitar acesso a dados, informações e serviços de saúde”, pontuou Ana Carolina Abrahão.
Este ano, a ideia é trabalhar propostas de inovação para desafios da Central de Transplantes do estado, tais como a recusa familiar presente no ato da doação e órgãos e tecidos, a desatualização de dados cadastrais de pacientes inscritos em listas de espera no sistema, e, ainda a subnotificação de registros de morte encefálica nas unidades de saúde. “Estamos bastante empolgados com o GovTech e o contato com startups de inovação que possam nos ajudar a superar esses entraves a um desempenho ainda melhor de Goiás na área de transplantes”, resume a gerente da Central Estadual de Transplantes, Katiuscia Freitas.
Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial SES-GO