Saúde estadual celebra carnaval com evento voltado à proteção das mulheres
Iniciativa promovida pela Gerência de Humanização da secretaria tem como objetivo informar as mulheres sobre as formas de prevenção ao assédio e sobre os meios de proteção

A Gerência de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na manhã desta terça-feira (25/02), o evento Fantasia não é Convite. A ação, de caráter informativo, teve o objetivo de conscientizar as mulheres lotadas na SES-GO sobre as formas de prevenção ao assédio e sobre as entidades e instituições que desenvolvem atividades voltadas à proteção às vítimas de diferentes formas de violência.
O evento foi realizado no hall da SES-GO. Ele integrou a programação idealizada pela Gerência de Humanização alusiva ao carnaval. “Além de ser uma festa popular, caracterizada por animação e alegria, o carnaval é marcado por momentos de extravasão e de assédio”, ressalta a gerente de Humanização Salette Paulino. Ela acrescenta que, em função disso, a SES-GO sente-se motivada a debater o tema e informar os servidores.
Como programação do evento, foi ministrada a palestra sobre Assédio pela capitã Márcia Elizabeth, subcomandante do Batalhão Maria da Penha. Ela chamou a atenção das servidoras presentes ao abordar, com profundidade, temas que fazem parte do cotidiano de muitas mulheres, entre os quais o assédio, violência contra a mulher, Lei Maria da Penha e o Aplicativo Mulher Segura.
Em seu pronunciamento, a capitã informou que o aplicativo Mulher Segura, instalado no celular, permite que qualquer mulher em situação de violência ou que esteja correndo algum risco à sua integridade física possa denunciar e pedir ajuda com poucos cliques e de forma segura e sigilosa.
No evento Fantasia não é Convite houve a distribuição das gotinhas homeopáticas da dengue, disponibilizadas pelo Centro Estadual de Referência Integrativa e Complementar (Cremic). Salette Paulino adiantou que o evento terá mais uma edição na sexta-feira (28/02), com outras atrações, entre elas a apresentação da Banda da Polícia Militar.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO


