Saúde de Goiás lança serviço inédito de canal direto com o cidadão

Mensagens informativas serão enviadas para o celular do cidadão com informações sobre saúde pública. Primeiro serviço faz alerta sobre importância da imunização contra gripe

Saúde lança o Canal Saúde Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, lançou, nesta quinta-feira (10/7), o Canal Saúde Goiás. Por meio dele, o cidadão terá acesso a campanhas de saúde, como vacinação e conscientização contra a dengue, via WhatsApp, SMS ou ligação telefônica, e até informações sobre consultas, exames e regulação da rede. O governador Ronaldo Caiado, afirmou durante cerimônia de lançamento que o objetivo é promover uma comunicação direta e eficaz com a população. “Essa central trabalha especificamente para simplificar a vida da pessoa. Vai dar dinâmica, resultado e eficiência. Por meio da inteligência artificial, vamos gerenciar tudo, desde a ocupação de vagas até cirurgias, internações e consultas”, pontuou Caiado.

A primeira ação é voltada à Campanha de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de conscientizar e incentivar a população a se imunizar contra o vírus da gripe. “O objetivo é salvar vidas em qualquer município em que o cidadão estiver”, afirmou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, que ainda pontuou o titular da Pasta, ao reforçar, ainda, que o serviço tem como objetivo tornar a comunicação com a população mais eficiente, acessível e padronizada. “Com essa iniciativa, a SES-GO dá um passo importante rumo à modernização da saúde pública, aliando tecnologia e humanização para qualificar o atendimento ao cidadão e ampliar o acesso à informação e ao cuidado”, destacou.

Iniciativa
O Canal Saúde Goiás será permanente e funcionará em duas frentes diferentes. A primeira consiste no envio de mensagens e alertas à população de maneira contínua sobre campanhas diversas, como, por exemplo, de combate ao mosquito Aedes aegypti e da vacinação contra a dengue. A outra garantirá maior interatividade e aproximação da SES com o cidadão, que poderá consultar, via ligação ou WhatsApp, a situação de medicamentos de alto custo, posição na lista de espera por consultas, exames e cirurgias, o que fazer em caso de acidentes com animais peçonhentos, com destaque ao serviço do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Estado de Goiás (Ciatox), dentre outros.

Outras ações estratégicas e políticas de saúde, como a Rede Nascer, que prevê o fortalecimento da atenção materno-infantil no estado, também farão parte do projeto. A superintendente de Inovação e Tecnologia da SES-GO, Luiselena Luna, fez um importante alerta: “Os canais oficiais da Saúde Goiás seja o Whatsapp ou SMS não solicitam dados pessoais sensíveis como senhas ou qualquer informação sigilosa. Não pede jamais, em hipótese alguma, qualquer tipo de doação”.

Contatos oficiais
As mensagens de texto serão enviadas, via WhatsApp, dos números: 62 3413-2700 / 62 3201-3797/ 62 3201-3768. Já as chamadas de voz chegarão pelo telefone 062 3413-2700. A SES também vai utilizar o número 27399 para enviar mensagens para o celular do cidadão, via SMS. Já os canais para buscar informações e tirar dúvidas serão o 155 (ligação) e o (62) 3201 3797 (WhatApp). Os dois últimos, de interatividade com a população, deverão ficar disponíveis nas primeiras semanas do mês de julho.

Primeira mensagem
No caso da campanha de envio de mensagens sobre a vacinação, o objetivo é aumentar a adesão da população, reforçando a importância da imunização como medida preventiva fundamental contra gripe. Neste ano, já foram registrados no estado 7.136 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo que 1.247 deles foram causados pelo vírus da Influenza. Do total de óbitos por Srag em 2025 (441), 119 foram provocados pela influenza.

As mensagens informativas e de alerta reforçarão, por exemplo, a importância de proteção aos grupos que mais agravam contra a gripe, que são os idosos, crianças e gestantes. Além disso, será reiterada a informação de que, neste momento, a vacina está liberada para todas as pessoas acima de seis meses de idade, como forma de incentivar o comparecimento aos mais de 900 postos de vacinação espalhados pelo território goiano.

Desde que teve início a vacinação contra a gripe, em abril, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda é considerada baixa, com 43,65% no país e 40,38% em Goiás. A SES já distribuiu aos municípios goianos 2.251.600 doses da vacina e até o momento foram aplicadas 1.581.733 doses. “Queremos ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra formas graves da doença”, afirma Rasível Santos.

Balanço Canal Saúde Goiás

  • Campanha de Imunização Influenza (27/06 a 09/07)
  • 258.957 SMSs enviados
  • 53.548 ligações realizadas
  • 104.035 mensagens de WhatsApp enviadas

Fotos: Iron Braz
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo