Saúde atualiza profissionais em todo o Estado sobre arboviroses

Projeto contempla a distribuição de material informativo sobre manejo clínico de pacientes com dengue, capacitações online e implantação de Salas de Matriciamento para alinhamento de condutas

Distribuição de materiais informativos sobre o acompanhamento do paciente com suspeita de dengue, fluxograma de manejo clínico e fluxo assistencial para unidades de saúde será feito em parceria com o Cremego

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está desenvolvendo um projeto amplo em todo o Estado com o objetivo de atualizar os profissionais que atuam na linha de frente das unidades públicas, filantrópicas e particulares no tratamento das arboviroses. A ação é dividida em três iniciativas e visa minimizar a ocorrência de casos graves e mortes por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em especial a dengue.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás. Rasível Santos. acentua que a ação está sendo efetivada em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e com as Secretarias Municipais de Saúde. “Unimos forças para prevenir as mortes evitáveis. É inadmissível que, ainda hoje, as pessoas adoeçam e morram devido à picada de um inseto”, pontua.

Uma das ações que compõem o projeto é a distribuição de material informativo sobre o manejo clínico para o tratamento e cura da dengue, chikungunya e zika. Foram produzidos 90 mil cartões de acompanhamento do paciente com suspeita de dengue, 15 mil cartazes com o fluxograma de manejo clínico de dengue e 4 mil folhetos com o fluxo assistencial para unidades de pronto atendimento (UPA) e pronto socorro em situação de emergência.

Rasível Santos informa que o material será repassado às unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento (UPA), CAIS e hospitais públicos de todo o Estado. “Temos a intenção de dotar todos os consultórios e salas de triagem espalhadas pelo território goiano com esse material informativo”, destaca o titular da SES-GO. Ele enfatiza que o êxito no tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes está relacionado ao diagnóstico precoce e à hidratação adequada.

Capacitações online
O projeto desenvolvido pela SES-GO também contempla a atualização de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores por meio de capacitações sobre manejo clínico dos pacientes com arboviroses. Os cursos, realizados no formato online, estão sendo transmitidos ao vivo nas tardes de quinta-feira (14h), pelo canal da SES-GO no YouTube (https://www.youtube.com/@saudego). Todo o conteúdo fica disponível na plataforma para os profissionais que não tiveram condições de assistir a apresentação ao vivo.

A primeira aula aconteceu em 30 de janeiro, com a participação virtual de 842 profissionais. O secretário Rasível Santos adianta que o projeto prevê nove capacitações até abril, em diferentes temas como manejo clínico de crianças, manejo clínico de adultos e de pessoas com comorbidades, aplicação de testes rápidos, entre outros. Estão sendo apresentadas aulas teóricas, oficinas práticas e discussões de casos clínicos.

Sala de Matriciamento
Como parte do projeto, a SES-GO está implantando um canal para Matriciamento aos profissionais de saúde para Casos de Dengue. A ação será desenvolvida em seis unidades hospitalares, cada uma dotada de uma Sala de Matriciamento, apta a receber ligações dos profissionais que necessitarem de suporte para esclarecer dúvidas em relação a manejo clínico de pacientes com dengue

As Salas de Matriciamento estão instaladas em hospitais, cada um localizado em uma Macrorregião. Elas estão funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 18 horas. Rasível Santos enfatiza que a SES-GO vai apoiar os profissionais que estão na ponta, cuidando das pessoas, para que eles tenham mais segurança na hora da conduta do paciente.

Unidades Matriciadas
Hospital Estadual de doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) – Goiânia
Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad, (HEF) – Formosa
Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) – Jataí
Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) – Uruaçu
Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) – Aparecida de Goiânia
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) – Goiânia

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo