Regional Pirineus recebe etapa da 10ª Conferência Estadual de Saúde

Encontro realizado em Anápolis tem como foco principal os direitos e a democracia em saúde, revisando os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde

Paula dos Santos fala da importância das conferência para o processo da saúde no Estado

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) realizou, na segunda-feira (08/05), na Regional de Saúde Pirineus, mais uma etapa da 10ª Conferência Estadual de Saúde, para debater políticas de saúde. O evento, em Anápolis envolveu discussões já realizadas nas conferências municipais, com levantamento das principais necessidades da região de saúde. 

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO e vice-presidente do Conselho Estadual da Saúde de Goiás (CES-GO), Paula dos Santos Pereira, falou da importância das conferências para deliberações no processo de saúde do Estado. "Sabemos de todas as dificuldades, bem com as experiências exitosas também, e temos esse momento muito importante para discussão, decisão, deliberação e de proposta para o que queremos trabalhar em cada região de saúde”, frisou.

A conferência Pirineus é subsequente às conferências das etapas municipais, realizadas entre novembro de 2022 e março de 2023. Após as etapas regionais, será realizada a 10ª Conferência Estadual de Saúde, entre os dias 17 a 20 de maio de 2023, e na sequência a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde, entre 2 e 5 de julho.

A conferência nacional ocorre a cada quatro anos como espaço de diálogo entre governo e sociedade civil para a construção das políticas públicas do SUS. As deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo