Regional de Luziânia implementa prática do “Mais Saúde para Goiás”
Os sete municípios que compõem a Regional Entorno Sul começam a usufruir, na prática, dos bons resultados obtidos pelo programa “Mais Saúde para Goiás”. Tais avanços, percebidos no atendimento direto à população, serão debatidos e apresentados, entre os dias 27 e 29 de setembro, em Luziânia (GO), durante a Tutoria à Atenção Básica.
O programa “Mais Saúde para Goiás” é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass). A ação visa ampliar e melhorar a assistência à saúde no nível primário com a adoção de um atendimento eficaz e humanizado. Tal metodologia impacta na prevenção de doenças e agravos e na diminuição da quantidade de encaminhamentos para os serviços de saúde de média de alta complexidade.
“A atenção primária que se desenvolve nos municípios é a porta de entrada para o usuário do SUS. Ela resolve 85% dos problemas de saúde da população, evita o adoecimento e economiza recursos públicos”, salienta o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.
Capacitação
O programa “Mais Saúde para Goiás” foi lançado em novembro do ano passado. Por meio dele, todos os profissionais que atuam na área da saúde no território goiano – desde os mais simples aos mais graduados – estão sendo capacitados com a utilização de uma metodologia fundamentada na multiplicação de conhecimentos. A Região de Saúde de Luziânia foi escolhida para o desenvolvimento do projeto piloto da Tutoria da Atenção Básica em função da densidade populacional e por abranger municípios tipificados como cidades-dormitórios.
Antes e Depois
Durante o evento serão apresentados os resultados práticos do programa Mais Saúde para Goiás, entre os quais a mudança no acolhimento ao paciente, nos processos de trabalho e no ambiente da unidade de saúde. A gerente de Atenção à Saúde da SES-GO, Marisa Aparecida de Sousa e Silva, acentua que na Tutoria os técnicos saem da área do pensamento para a ação.
O desenvolvimento que resulta na melhoria de todos os processos de trabalho são coordenados por consultores do Conass, com a participação direta de técnicos da SES-GO do nível central e da Regional Entorno Sul e de representantes de uma unidade de saúde de cada um dos sete municípios da região – Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.
A dinâmica da Tutoria da Atenção Básica é fundamentada na realização de reuniões para avaliação de problemas ou inconformidades, análise de fatores causais, priorização e elaboração de plano de ação, seguindo-se os passos do Ciclo de Melhoria.
Programação
A programação da Tutoria à Atenção Básica inclui também abordagens sobre Saúde Bucal, Mamãe e Bebê, Hipertensão e Diabetes. Os profissionais selecionados como facilitadores, em cada um desses municípios terão a tarefa de repassar todo o conhecimento aos colegas das unidades em que trabalham. Tais unidades serão caracterizadas como referência no município para a aplicação da metodologia nas demais unidades de saúde.
Marisa Aparecida de Sousa e Silva relata que os técnicos pretendem, a partir da prática dos processos de trabalho efetivados nas unidades de saúde, identificar as falhas, corrigi-las e propor novas ações para a melhoria na qualidade da assistência.