Projeto Mais EPS da SES é destaque no Conasems 2025

Ação busca promover qualificação contínua dos profissionais da saúde, transformar práticas e processos de trabalho e fortalecer Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS

Projeto da SES ganha visibilidade nacional no Conasems 2025

A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás apresentou o projeto Mais EPS – Educação Permanente em Saúde como Estratégia de Fortalecimento do SUS em Goiás, durante o Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) 2025, encerrado, nessa quarta-feira (18/06), em Belo Horizonte (MG). A exposição foi realizada no estande do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Em sua segunda edição, o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO). Com foco na Educação Permanente em Saúde (EPS), a proposta busca promover a qualificação contínua dos profissionais da saúde, transformar práticas e processos de trabalho e fortalecer a Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Dra. Rafaela Veronezi, destaca que o projeto possibilitou a descentralização de recursos financeiros para os municípios, viabilizando a realização de ações educacionais diretamente nos territórios. “Com a implementação do programa, o número de Núcleos de Educação Permanente em Saúde implantados nos municípios goianos saltou de 20% para quase 70%”, enfatiza.

A visibilidade nacional do projeto reafirma o papel estratégico das Escolas de Saúde Pública na construção e implementação de políticas transformadoras nos territórios, alinhadas às diretrizes do SUS. Além da equipe da Escola de Saúde, a SES-GO foi representada por 78 servidores de todas as subsecretarias, superintendências e coordenadorias regionais da pasta.

Durante o congresso, a Secretaria também manteve um estande institucional, que teve como destaque a temática da regionalização da rede de atenção à saúde. Entre as atrações, chamou atenção a experiência imersiva “Um Voo pela Saúde de Goiás”, que utiliza tecnologia de realidade virtual para proporcionar aos visitantes uma vivência sensorial completa. A atividade combina imagem, som, movimento e aromas, levando os participantes a explorarem as belezas naturais e culturais do estado enquanto conhecem algumas das principais unidades de saúde de Goiás.

Outro ponto alto do evento foi a 20ª Mostra Brasil: Aqui Tem SUS, reconhecida nacionalmente por valorizar experiências exitosas nos municípios brasileiros. Este ano, Goiás participou com 28 trabalhos selecionados, reafirmando seu protagonismo na construção de políticas públicas inovadoras e eficazes.

Com o tema “Início de Gestão”, o XXXVIII Congresso do Conasems reuniu milhares de gestores, profissionais e autoridades da saúde pública de todo o país. Tradicional no calendário nacional, o Congresso representa um espaço estratégico de diálogo, articulação e troca de experiências, especialmente relevante neste momento de renovação de mandatos, com a chegada de novos secretários e gestores municipais de saúde.

Gabriela Dutra (texto e foto) / Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo