Pesquisa inédita de satisfação dos usuários do SUS em Goiás tem foco nas unidades de saúde
Iniciativa pioneira em parceria da SES com TCE e CGE coloca o cidadão no centro da gestão e promove controle social efetivo. Objetivo é fortalecer transparência e qualidade na saúde pública

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) lançou, na terça-feira (8/10), a Pesquisa de Satisfação das Unidades de Saúde do Estado de Goiás. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e tem o objetivo de promover avaliação e aprimoramento da saúde no Estado. O evento ocorreu no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia.
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, explicou que a pesquisa busca ouvir a opinião dos pacientes sobre os serviços de saúde. ”A pesquisa irá avaliar a infraestrutura, a qualidade do atendimento e o tempo de espera, através de um QR Code que o paciente usará para fornecer feedback de forma anônima. Os dados coletados serão usados para criar relatórios e direcionar melhorias, focando na perspectiva do paciente”, diz.
O secretário ainda salientou que a pesquisa representa um avanço significativo na forma de gestão. “Estamos criando um canal direto com o cidadão para que ele seja protagonista na avaliação e melhoria dos nossos serviços”, destaca.
Rasível Santos também abordou, na ocasião, a situação do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), mencionando investimentos de R$ 100 milhões do Governo de Goiás em adequações estruturais e a redefinição do perfil de atendimento, com foco em casos de urgência e trauma.
Participação social
A parceria estratégica representa um marco na transparência e participação social, colocando a voz do cidadão como elemento central para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na área da saúde. A pesquisa é realizada por meio da Subsecretaria de Controle Interno e Compliance da SES-GO, e funcionará como um instrumento estratégico de controle social, permitindo que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) avaliem diretamente a qualidade dos serviços recebidos.
O conselheiro do TCE Sebastião Tejota disse que o tribunal realiza um trabalho longo de fiscalização e monitoria. “Temos um programa de visitas permanentes, e percebemos que, atualmente, o Estado tem hospitais que realizam um trabalho de excelência, como o próprio HGG, que hoje não deixa nada a desejar mesmo para unidades da rede privada. Isso significa essencialmente uma boa gestão”, reforçou.
Ele ainda comentou que com o programa para mensurar a satisfação do usuário dos hospitais públicos será possível melhorar ainda mais a assistência do paciente, não somente dos hospitais, mas das policlínicas e de toda a rede de saúde do Estado.
Marcos Tadeu de Andrade, secretário chefe da CGE, explicou como que pesquisas com o próprio usuário podem ajudar no serviço oferecido no SUS em Goiás. “O controle social é muito importante para que, de fato, os mecanismos de transparência funcionem bem. Então você ouvir do usuário, o que ele pensa do hospital, qual foi a experiência que ele teve, as equipes que o atenderam, a estrutura da unidade, isso é muito importante para que nós possamos avaliar junto com o TCE a possibilidade de inclusive aprimorar depois o trabalho de auditoria, com consultorias da CGE na perspectiva da melhoria do próprio atendimento do hospital”, comentou.
Além de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das unidades de saúde, a pesquisa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a inovação e a modernização administrativa, consolidando as práticas de governo aberto e de participação cidadã como pilares fundamentais da administração pública estadual.
Fortalecimento
A colaboração entre SES-GO, TCE-GO e CGE-GO demonstra o alinhamento institucional em prol da melhoria contínua dos serviços públicos. A pesquisa de satisfação tem como propósito principal aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, fortalecendo a transparência e a eficiência na gestão pública.
Thiago Lagares (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial


