Ouvidoria do SUS na Saúde estadual se consolida como instrumento democrático

Rede de ouvidorias do SUS da SES-GO realizou, apenas no ano passado, 27,7 mil atendimentos aos usuários, por meio de diversos canais, entre os quais telefone, e-mail e formulário web


A Gerência de Ouvidoria Setorial tem como uma de suas atribuições coordenar e manter interface com 31 ouvidorias descentralizadas, localizadas nos hospitais, nas policlínicas, no Centro de Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) e no Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cemic), que formam a Rede de Ouvidorias do SUS da SES-GO.

Conforme dados do Relatório Anual da Ouvidoria, no ano passado, 27.705 cidadãos, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recorreram à Rede de Ouvidorias da SES-GO para registrar algum tipo de manifestação ou solicitar informações ou orientações em saúde. Do total de atendimentos, 17.203 (62,09%) foram manifestações registradas, 10.205 (36,83%) foram disseminação de informação e 297 (1,07%) foram Pedidos de Acesso à Informação com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). 

Elogios e reclamações
O Relatório Anual da Ouvidoria de 2022 demonstrou que a manifestação classificada como elogio constituiu a maioria, com 9.469 registros. A reclamação aparece em segundo lugar, com 3.762 registros, seguida de solicitação (2.663), denúncia (719), sugestão (379) e informação (217).  

A ouvidora da SES-GO, Ludmila Di Paiva Malheiros Rocha, destaca que a reunião dos dados no Relatório Anual da Ouvidoria é de fundamental importância para a gestão, ao possibilitar que os gestores avaliem o desempenho dos serviços ofertados e planejem ações capazes de melhorar a qualidade na prestação do serviço público. 

“A ouvidoria fortalece e estimula a participação do cidadão no controle dos serviços públicos, ao garantir-lhe o direito de ser ouvido. Ouvir o cidadão é uma forma de conexão com a realidade”, acentua Ludmila. Ela informa que as manifestações que chegam à Ouvidoria Setorial da SES-GO e às ouvidorias descentralizadas são analisadas, registradas e encaminhadas ao setor responsável para elaboração de resposta ao cidadão. 

O relatório demonstra que os assuntos mais abordados pelos usuários se referem à gestão, com 82,65% dos casos, e assistência à saúde, com 12,49% das manifestações registradas. O levantamento revela, ainda, que 90,50% das manifestações registradas foram respondidas. O encaminhamento das respostas ao cidadão é realizado por e-mail ou por telefone, exceto nas manifestações anônimas, quando o cidadão não recebe reposta. 

Maria José Silva/Comunicação Setorial    

Imagens: banco de imangem/SES-GO

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