Otorrinolaringologista do Crer apresenta trabalho em congresso mundial

Zumbido e Implante Coclear foram tema de trabalho selecionado entre os 20 melhores enviados para o Congresso da Aliança Americana de Implante Coclear

Pauliana Lamounier no Congresso da Aliança Americana de Implante Coclear, realizado nos Estados Unidos

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo se fundamenta no ensino e na pesquisa, construindo uma assistência em saúde chancelada pelo conhecimento científico. Além de ofertar cuidado em saúde de excelência ao usuário, a unidade do Governo de Goiás também trabalha em prol da construção do saber científico que inova, aperfeiçoa e especializa, cada vez mais, a assistência em saúde praticada na unidade.

Indo ao encontro do propósito de cuidar de vidas, a otorrinolaringologista do Crer, Pauliana Lamounier, apresentou, nos dias 4 e 5 de junho, sua tese de doutorado “A melhora do zumbido após a cirurgia de implante coclear, na prestigiada Harvard Medical School, em Boston (EUA). A apresentação, para pesquisadores de todos os continentes, ocorreu durante o Congresso da Sociedade Internacional de Otopatologia.

A pesquisadora também ministrou uma aula, nos dias 8 e 9 de junho, no Congresso da Aliança Americana de Implante Coclear, o maior congresso mundial de implante coclear, em Dallas, no Texas (EUA). Na ocasião, a médica apresentou sua tese de doutorado, que foi selecionada para a sessão entre os 20 melhores trabalhos enviados para o congresso, e um segundo trabalho com o tema: Melhora na qualidade de vida após a cirurgia do implante coclear.

O congresso discute temas relevantes para a saúde auditiva mundial, tais como perda auditiva de origem genética e os testes genéticos, CMV (citomegalovírus) e implante coclear, e ainda implante coclear nos extremos de idade (menos de 9 meses, mais de 90 anos).

Segundo Pauliana, sua tese foi desenvolvida durante quatro anos, com pacientes adultos do Crer que tinham queixas de zumbidos, apresentavam perda auditiva de grau profundo bilateral e atendiam a critérios para realizar a cirurgia de implante coclear.  “Como resultado da pesquisa, foi observada uma melhora na percepção dos zumbidos após a cirurgia”, afirma.

Para ela, apresentar os resultados em congressos tão importantes tem grande relevância. “Vale a pena ressaltar que o Brasil é um dos únicos países do mundo que oferece o implante coclear gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No Crer, oferecemos para a população o implante para bebês a partir de oito meses até adultos e idosos, e isso é motivo de muito orgulho”, destaca Pauliana.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo