Novos membros da Cipa do HMI são capacitados

Cipeiros devem ser capacitados, segundo norma regulamentadora de serviços de saúde. Papel é atuar na prevenção da saúde dos trabalhadores e prevenção de acidentes de trabalho


O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) promoveu nos dias 15 e 16 de setembro (quarta e quinta-feira), no período das 8h às 12h, um amplo treinamento para os integrantes da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), no auditório da unidade.

A Cipa exerce papel fundamental no ambiente de trabalho, pois tem a missão de promover mais segurança,  garantindo o desempenho das atividades do colaborador sem qualquer tipo de risco, seja à saúde ou de contrair doenças ocupacionais. É necessário que cada cipeiro esteja capacitado para realizar inspeções de segurança nos setores, a fim de identificar os riscos do ambiente de trabalho e orientar os próprios colegas a seguir as normas e rotinas de segurança, preservando sua saúde.

Treinamento

Por determinação da NR5, é necessário que os novos cipeiros passem por um curso de capacitação. Durante os dois dias, os novos integrantes participaram do curso que abordou diversos temas ligados à medicina e segurança do trabalho.

No primeiro dia, o engenheiro de segurança do trabalho, Marcus Vinícius Freitas, deu as boas vindas aos membros da nova gestão da Cipa e fez a abertura do treinamento. O técnico de segurança, Roberto José de Azevedo Júnior, abordou sobre os direitos e deveres da Cipa, o funcionamento, atribuições e processo eleitoral. Também falou sobre o ambiente, as condições de trabalho e riscos ocupacionais. A médica do trabalho, Grécia Quinta de Souza, ministrou palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Aids.

Nesta quinta-feira, segundo dia de curso, os bombeiros, Clévio Vieira e Diego Flores, discorreram sobre os “Primeiros Socorros”, quais os procedimentos e manobras adequados a serem feitos em casos de engasgo, fraturas, etc. Todos os ensinamentos foram demonstrados com aula prática. O técnico de segurança, Roberto José, deu continuidade ao tema “Acidente de trabalho” e também destacou sobre a inspeção de segurança, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletivos (EPCs).

Aprendizado

Os participantes gostaram do aprendizado. “Muito bom obter os conhecimentos necessários para nossa atuação”, disse o cipeiro Habssay Flabull. “Um conteúdo muito rico que contribuiu para meu desenvolvimento”, pontuou Kathya Marinho.

Segundo o presidente da Cipa, Júnior César Guimarães, o curso foi positivo. “Foi uma capacitação produtiva, participativa, onde os cipeiros puderam colocar em prática os ensinamentos de primeiros socorros e adquirir os conhecimentos necessários para a prevenção de acidentes”, destacou.

Integram a comissão do HMI, 30 colaboradores da unidade, sendo 15 eleitos por meio do voto e 15 por indicação da diretoria.

Marilane Correntino (texto e foto)/ IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo