Novembro Azul é o mês dos homens

Os homens não gostam de ir ao médico para fazer exames de rotina ou consultas de prevenção. Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico e, quando o fazem, 70% tiveram a influência da mulher ou de filhos. Para lembrar eles sobre a importância de consultas de rotina e exames preventivos, no próximo dia 19 é celebrado o Dia Internacional do Homem e neste mês acontece a mobilização Novembro Azul em todo o mundo.

Para marcar esta data, subcoordenação de Atenção Integral a Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizará a Semana de Saúde do Homem, do dia 17 ao dia 25 de novembro. O objetivo é o de orientar os homens sobre o autocuidado e principais causas de mortalidade e morbidade da população masculina no Estado de Goiás.

Registros do Ministério da Saúde demonstram que as causas externas, nas quais estão incluídas mortes violentas como assassinatos e acidentes, são responsáveis por 41% dos óbitos da população masculina, de 20 a 59 anos. Em segundo lugar aparecem as doenças do aparelho circulatório, entre as quais acidente vascular cerebral, infarto, arteriosclerose e aneurisma, com 18% dos casos. Os diferentes tipos de câncer ocupam a terceira colocação nas causas de mortes dos homens, com 9% dos registros. O câncer de próstata é o 13ª tipo desta doença mais incisivo nos homens de 20 a 59 anos e o 2ª tipo de câncer que mais causa a morte na população masculina idosa, com mais de 60 anos.

Na realização dos eventos alusivos ao Novembro Azul, a SES-GO conta com a parceria de diversas instituições e empresas. Além disso, durante todo o mês de novembro a equipe técnica realizará palestras e exposições sobre o tema.

A gerente de Programas Especiais de Saúde da SES-GO, Edna Covem, explica que promover a melhoria das condições da saúde da população masculina é dever do Estado e assim contribuir de modo efetivo para a redução da mortalidade da população masculina. “E para os homens fica o apelo que busquem o serviço de saúde de forma preventiva e não somente quando a doença já se encontra instalada”, afirma Edna.

PROGRAMAÇÃO

Confira as atividades alusivas a Semana da Saúde do Homem

DATA LOCAL HORÁRIO AÇÃO
17/11/17 Estádio Serra Dourada – Jogo Goiás x Internacional Exposição de faixa informativa e distribuição de folders.

 

20/11/17 SPAIS e SUVISA 7h Stand para recepção dos servidores da SPAIS e SUVISA, com informações sobre promoção da saúde do homem.

 

 

21/11/17 Sede da METROBUS  

8h

Exposição dialogada sobre Saúde do Homem, Hepatites Virais, Saúde do Trabalhador e câncer  de próstata;

 

 

.

 

22/11/17 UEG – Anápolis

Restaurante do Cidadão

9h30 às 13h

 

Exposição dialogada e oferta de serviços de saúde: acolhimento em Saúde do Homem, aferição de PA, teste de glicemia, orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids,  entrega de preservativos.

 

 

.

 

23/11/17 CEASA  

8h às 12h

Oferta de serviços de saúde: acolhimento em Saúde do Homem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids,  entrega de preservativos.

 

25/11/17 Jogo Vila Nova x Londrina – Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Calixto de Godoi  – Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira Exposição de faixa informativa e distribuição de folders.

 

 

 

02/11/17 Corpo de Bombeiros –

Batalhão de Salvamento e Emergência

7h às 12h30 Acolhimento, orientações sobre Saúde do Homem e entrega de material informativo.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo