Março Azul: Goiás lança a maior campanha de rastreamento de câncer de intestino do mundo

Mobilização, iniciada na Cidade de Goiás, começa agora e se estende até o final de março. Toda a população local, com idades entre 45 e 70 anos, será submetida a exames de triagem

Primeira capacitação para a Campanha Março Azul foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros da Cidade de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na manhã desta sexta-feira (10/01), a primeira capacitação para a Campanha Março Azul, de conscientização e prevenção do câncer de intestino. A mobilização ocorreu na Cidade de Goiás e contou com a participação de representantes da Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, da Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (Sobed), da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiás (SMS). Na cidade ocorrerá a maior ação de rastreamento de câncer de intestino do mundo.

Mais de 8 mil testes de pesquisa de sangue oculto nas fezes, também chamado de FIT Test, foram adquiridos pela SES e serão aplicados na população local com idades de 45 a 70 anos. Pacientes com resultado positivo serão encaminhados para a realização de colonoscopias, que identificam lesões no intestino grosso e delgado, como tumores e pólipos. Ao todo, serão ofertadas 600 colonoscopias no mutirão, de 17 a 22 de março, na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho.

A capacitação foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros da Cidade de Goiás. Durante o evento, a superintendente de Regionalização da SES, Érika Lopes, reforçou a importância da Campanha Março Azul e do papel dos agentes. “Essa ação valoriza a Atenção Primária e a força de vocês, que têm capilaridade e vínculo com a população. Goiás é o único município brasileiro a receber essa iniciativa este ano e, com o empenho de todos, será um piloto para um Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Intestino que poderá servir de exemplo para o país”, afirmou.

A vice-prefeita de Goiás, Zilda Lobo, agradeceu pela escolha da cidade para sediar o evento. “Começamos o ano com esse presente. A prevenção ao câncer é um tema que sempre me sensibilizou, e estou muito empolgada com a proposta. Contem conosco.” O coordenador da Comissão de Prevenção do Câncer Colorretal da SBCP, Hélio Moreira, destacou a importância da prevenção. “No Brasil, todos os anos, 45 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. É em nome dessas pessoas e de suas famílias que estamos aqui”, reforçou. Ele também elogiou o papel do governo estadual nos esforços para consolidação do rastreamento como política pública.

Reinaldo Falluh, presidente da Regional Goiás da SOBED, explicou os aspectos técnicos da doença e da Campanha, destacando o papel essencial dos ACS e enfermeiros. “Por meio do FIT Test, vamos identificar quem precisa de uma colonoscopia, e teremos os melhores endoscopistas do Brasil no mutirão.” Já a secretária municipal de Saúde, Beatriz de Sá, reforçou o compromisso de atingir todos os moradores na faixa etária indicada. “Temos uma equipe de excelência e vamos realizar um trabalho de campo para alcançar toda a população entre 45 e 70 anos”, destacou.

A gerente de Regionais da SES, Jaqueline Rocha, celebrou o momento como um marco para o projeto. “Estamos trabalhando há meses nesse projeto, reunindo esforços semanalmente. Agora, com os processos em andamento e os testes adquiridos, compartilhamos essa conquista com vocês”, celebrou.

A Campanha
Nos meses de janeiro e fevereiro, os ACS realizarão visitas domiciliares para orientar a população, identificar os moradores de 45 a 70 anos e distribuir os potes coletores para o FIT Test. Os testes serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cidade de Goiás, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, das 13h às 19h.

Pacientes com resultado positivo serão encaminhados para o mutirão de colonoscopia, que ocorrerá de 17 a 22 de março, atendendo tanto os novos casos identificados quanto os moradores já aguardando na fila de espera.

Camila Godoy (texto e foto) / Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo