Informações Lacen-GO

Atuação

Criado em 1947 o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – Lacen-GO é uma Unidade de Referência Estadual juridicamente ligada à SES-GO para diagnóstico laboratorial e parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – Sislab. Como laboratório de referência coordena a rede estadual de laboratórios, realiza procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para diagnóstico, controle e monitoramento das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde. Executa ensaios para avaliação de produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização da vigilância sanitária e realiza ações laboratoriais no âmbito da vigilância ambiental.

O Laboratório se divide em: divisão de Biologia Médica e de Produtos. A primeira é responsável pela área de vigilância laboratorial das doenças infectocontagiosas (inclui programas como, o de dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, tuberculose, sarampo, rubéola e outros).
A divisão de produtos presta serviço nos setores de microbiologia de alimentos e medicamentos, além de análises físico- quimicas, toxicológicas e de rótulos de produtos sujeitos ao consumo humano.

As ações do Lacen vão desde o pronto atendimento à população (pacientes referenciados pelas unidades do SUS para exames de maior complexidade, com HIV/ Aids), à investigação e monitoramento de casos de denúncia envolvendo alimentos, água e medicamentos. Atua também em análise da saúde do trabalhador, meio ambiente, assistência médica de alta complexidade em articulação com as vigilâncias epidemiológicas, sanitária, ambiental e rede estadual de assistência médica.

Missão
Participar das ações de vigilância em saúde, realizando análises laboratoriais com qualidade, coordenando a rede estadual de laboratórios e gerando informações para a melhoria da saúde pública.

Visão
Excelência da qualidade na descoberta e controle dos agravos em saúde pública, visando a satisfação da comunidade.

Valores
Compromisso com o trabalho seguro: Trabalhar com segurança e responsabilidade objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;
Satisfação dos clientes: Buscar atender as expectativas dos clientes internos e externos;
Aprimoramento contínuo: Colaboradores e Unidade buscando a excelência profissional;
Compromisso com o SUS: Respeitar e cooperar para o pleno funcionamento do Sistema, considerando seus princípios: universalidade, integridade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação popular;
Responsabilidade social: Cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresa para com a sociedade em geral;
Ética: Conhecer os limites. Conhecer onde termina o seu direito e inicia o do outro. Conjunto de valores que devem orientar a vida profissional e a do cidadão.

Linha Histórica

  • 1947
  • 1963
  • 1977
  • 1980
  • 1988
  • 1994
  • 1996
  • 1998
  • 2002 a 2012
  • 2016
  • 2020

Em 29 de novembro de 1947, o governo de Goiás promulgou a Lei nº 27 que reorganizou a administração pública, reestruturou o quadro geral do funcionalismo, instituindo a SES-GO e o Laboratório Central.

Nesta época, iniciou-se a capacitação da equipe técnica em laboratórios de referência nacional. Apesar de atender à demanda espontânea, sempre se caracterizou como um laboratório de referência do Estado.

O laboratório integrou o sistema nacional de laboratórios de saúde pública.

Iniciou-se a construção de um novo prédio, com estrutura apropriada para ser a sede definitiva, situado no Jardim Bela Vista. Em 1983 houve a transferência definitiva.

Implantação do diagnóstico de HIV e doenças oportunistas associadas a essa doença.

Implantação do diagnóstico sorológico da dengue e cultura celular, para isolamento viral e identificação do sorotipo do vírus em circulação no estado.

Foram firmados três convênios com Ministério da Saúde, para implementação de novos programas na área de saúde pública, contemplando as áreas de biologia médica, virologia e toxicologia.

Criação de um novo organograma. Início da implantação das técnicas de biologia molecular, com o ensaio de carga viral para HIV. Um ano depois houve a implantação do diagnóstico sorológico da febre amarela e também o diagnóstico diferencial das síndromes Febris Íctero e implantação do controle de qualidade de medicamentos.

Implantação de tecnologias de alta complexidade, referentes ao monitoramento de diagnóstico de biologia molecular para quantificação do RNA viral do HIV 1, implantação de PCR, para a pesquisa do vírus da influenza H1N1 pandêmico. Na área de produtos e ambientes, atende- se aos programas instituídos pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS-MS) e Anvisa, como: monitoramento de qualidade em medicamentos, saneantes, cosméticos e água para hemodiálise e monitoramento de resíduos de agrotóxicos.

Foi inaugurado o serviço de sorologia e PCR do Zika vírus.

A unidade foi muito importante no período de pandemia, sendo responsável pela testagem dos casos de Covid-19. Foi liberado ainda R$ 6,5 milhões em recursos federais para investimentos no Lacen-GO. Em 2022, o laboratório começou a realizar os testes de Monkeypox.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo