Idosos concluem capacitação em saúde digital em projeto piloto do Governo de Goiás

Novo módulo do programa amplia autonomia, inclusão digital e acesso aos serviços de saúde; 26 participantes foram certificados na primeira turma

Idosa participante do programa Cidadão Tech 60+ utiliza ferramentas de saúde digital durante a capacitação promovida pelo Governo de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Goiás Social, concluiu nesta sexta-feira (05/12) o módulo de saúde digital do programa Cidadão Tech 60+, iniciativa já consolidada da Secti voltada à inclusão digital de pessoas acima de 60 anos. Ao todo, 26 participantes receberam certificação, marcando um avanço significativo na oferta de ferramentas digitais na área da saúde para a terceira idade.

Durante a formação, os idosos aprenderam a utilizar os principais serviços digitais de saúde disponibilizados pelo Governo de Goiás, incluindo o Prontuário Eletrônico do Paciente (Meu PEP), solicitação de medicamentos de alto custo, consulta ao Boletim do Paciente e acesso ao Canal Saúde via WhatsApp, que permite acompanhar consultas, exames e cirurgias eletivas. O curso foi estruturado para fortalecer a autonomia dos participantes e reduzir a necessidade de deslocamentos para resolver demandas que podem ser solucionadas online.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos “O programa garante inclusão digital e autonomia aos idosos, que agora conseguem acessar com segurança serviços como o meuPEP, vacinação e solicitação de medicamentos. Goiás é hoje o estado mais digital do país, e nossa meta é expandir essa iniciativa para todos os municípios do nosso estado, estou empolgado com essa iniciativa”.

A subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrão, destacou que o novo módulo reforça o protagonismo dos cidadãos no uso das ferramentas digitais.
“Goiás hoje é referência nacional em saúde digital, e o objetivo deste curso é fazer com que essas ferramentas cheguem, de fato, ao cidadão. Queremos que cada pessoa conheça, utilize e se sinta mais independente no acesso aos serviços. Aqui eles aprenderam a usar o Expresso para medicamentos de alto custo, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, o SUS Digital, a consulta das filas de regulação e o novo Canal Saúde. Tudo isso permite acompanhar exames, vacinas e histórico de atendimentos pela internet. Nosso compromisso é transformar tecnologia em cidadania.”

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto aponta para a inovação que o programa traz para o estado. “Todos os indicadores mostram que a população idosa é a que tem menor acesso aos serviços públicos digitais e desenhamos este programa para ajudar a resolver este problema. Em Goiás, a tecnologia é para todos. A exclusão digital é a exclusão da sociedade, e não deixaremos que isso aconteça em nosso estado”, relata.

Para muitos participantes, a capacitação trouxe mudanças reais na rotina de cuidados com a saúde. A idosa Rosa Maria, de 66 anos, ressaltou o impacto direto do módulo de saúde digital em sua autonomia. “Foi muito importante, principalmente na área da saúde. Eu uso medicamento de alto custo e não conseguia renovar sozinha. Tinha que ir à lan house e pagar dez reais para o rapaz fazer para mim. Agora eu já consigo fazer sozinha. Estou muito feliz”, afirmou.

Programa
Lançado em 2023 pela Secti, como parte do Goiás Social, o programa Cidadão Tech 60+ tem como objetivo reduzir a exclusão digital entre grupos vulneráveis, por meio de formações presenciais que ensinam o uso consciente, seguro e sustentável da tecnologia. Os participantes são identificados e convocados a partir do Cadastro Único (CadÚnico), e o curso possui foco exclusivo no público acima de 60 anos. As aulas têm 60 horas de duração e abordam conteúdos práticos, incluindo WhatsApp, redes sociais, prevenção a fake news, transporte por aplicativo, uso de GPS, segurança digital e prevenção a golpes.

Em 2024, o programa registrou 301 concluintes, distribuídos em 12 turmas em cinco cidades: Goiânia, Senador Canedo, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Catalão. Diante do sucesso da fase-piloto, a iniciativa foi ampliada em 2025, alcançando 938 matriculados em 24 turmas, em 21 municípios, entre eles Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Jaraguá, Rio Verde e Senador Canedo.

A inclusão do módulo de saúde digital, em parceria com a Secretaria de Saúde, reforça o compromisso do Governo de Goiás em promover a autonomia digital e facilitar o acesso da população idosa aos serviços de saúde, garantindo mais independência, segurança e qualidade de vida. O projeto piloto servirá de base para a expansão do módulo a outras regiões e grupos do estado.

Secretarias de Estado da Saúde; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Goiás Social e OVG – Governo de Goiás
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo