Hugo participa do projeto Depressão Tem Cura

Grupo que ajuda pessoas com depressão, ansiedade e problemas emocionais, percorre enfermarias da unidadede saúde levando informação e alento a pacientes e acompanhantes

Voluntários do Depressão Tem Cura conversam com pacientes e acompanhantes, no Hugo

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) começou a participar do Depressão Tem Cura, projeto que auxilia na superação de processos depressivos, transtornos de ansiedade e conflitos emocionais

No domingo (12/03), os  voluntários percorreram as enfermarias do Hugo, conscientizando pacientes e acompanhantes de que a depressão tem cura. “Nós fazemos o acompanhamento passo a passo das pessoas que buscam ajuda para vencer a depressão. Nossa missão é levar luz a quem está vivendo no escuro da depressão. Com palavras de fé e ânimo”, disse a coordenadora do Depressão Tem Cura, Raquel Albuquerque.

Raquel revela que para o grupo foi gratificante a parceria com o hospital. “Vimos que o Hugo tem uma preocupação com os pacientes, que vai além do cuidado físico. A equipe da comissão de humanização, que acompanhou o projeto, mostrou que a unidade também tem o objetivo de cuidar do lado emocional dos usuários. Eles nos levaram às pessoas que precisavam de uma palavra e foi muito proveitoso o nosso trabalho”, frisou.

A presidente da Comissão de Humanização do Hugo, Célia Regina Losano, explica que o Depressão Tem Cura vai ocorrer uma vez por semana, aos domingos. “O projeto é um auxílio extra para pacientes e acompanhantes que passam por momentos difíceis e precisam ser ouvidos”, explicou.

Segundo Célia Regina, o Hugo enxerga o paciente como indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário. “Realizamos um atendimento humanizado, que visa tornar o tratamento menos doloroso. Os projetos e parceiros que temos na unidade nos ajudam nessa missão de olhar o paciente além da doença”, disse.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo