HMI e HEMNSL realizam teste gratuito de Covid-19

Unidades fazem parte da ação promovida pelo Governo de Goiás, por meio da SES-GO, iniciada no dia 17/1 e que segue, diariamente, até 31/1

No HMI, Usuários realizam o preenchimento do cadastro, enquanto outros são testados para Covid-19

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) e Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) estão realizando testagem gratuita de Covid-19. A ação do Governo de Goiás, que teve início na segunda-feira (17/1), está sendo feita todos os dias da semana, das 8h às 17h, e se estenderá até o dia 31 deste mês, nas tendas montadas ao lado das unidades de saúde. 

Os testes foram distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para atender toda a população, com ou sem sintomas.

O teste de antígeno é feito com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. É um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do Sars-CoV-2. Se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa. Nos dois hospitais, os resultados ficam prontos em aproximadamente 15 minutos.

A pessoa que testar positivo passa por avaliação médica na própria unidade de saúde, onde é orientada sobre o que fazer, como manter o isolamento social e, em seguida, é encaminhada para os serviços de saúde.

Testados
O comerciário Florisval da Silva mora no setor Faiçalville, porém resolveu fazer o teste no HEMNSL. “Tenho que retornar ao trabalho e precisava fazer o teste. Aqui, facilitou demais. É rápido e não tem custo”, disse. O casal Jenifer Moura (estudante) e Alisson Correia (designer) moram próximos da maternidade e resolveram fazer a testagem, com a filha de 4 anos. “Muito boa essa oportunidade. Perto de casa, de graça e está tranquilo”, pontuou Alisson.

A dona de casa Zoraide Barbosa, moradora do Parque Industrial João Braz, fez o teste no HMI. “Estava aqui por perto e aproveitei para fazer o teste junto com minha filha. Com o resultado positivo, já passei pelo atendimento médico e recebi as recomendações. Tudo muito prático e rápido”, afirmou a senhora, que fez questão de chamar o marido para fazer a testagem.

A recepcionista do HMI Gildete Paz é outra que fez o exame. “Fiz o teste e fiquei aliviada com o resultado negativo. Achei muito bem organizado, prático e rápido, o que facilita para a população no geral”, destacou Gildete.

Atendimentos
Nos quatro primeiros dias de atendimentos, o HEMNSL realizou 927 testes, dos 623 resultaram em não reagentes e 304, positivos. Já no HMI foram feitas 1.597 testagens. Desses, 1.168 foram negativos e 429, positivos. Todos os casos foram notificados, conforme as normas sanitárias.

Os profissionais das duas unidades estão empenhados nessa ação que é de grande importância para que as autoridades de saúde tenham uma ideia de como está a circulação do vírus e para o controle da pandemia.

As enfermeiras coordenadoras do Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE) do HMI, Wanda Lopes; e do HEMNSL, Thaynara Silva, estão satisfeitas com o andamento dos trabalhos. “Estamos com um espaço amplo, sem aglomeração. Nossos colaboradores estão bem orientados e os atendimentos estão fluindo bem”, afirmou Wanda. 

“Sinalizamos o local de entrada e saída durante a testagem, além de acomodação na tenda de espera de resultados. Estamos felizes em contribuir para essa testagem que ajuda a diminuir essa circulação viral, uma vez que as pessoas seguem para o isolamento quando são positivadas”, destacou Thaynara.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo