HGG sediará “Eficiência em Saúde” programa do TCU, numa parceria da SES com a CGE

Projeto de auditoria referencial do TCU acontecerá em 52 unidades em todo o país com objetivo principal de gerar valor ao paciente, com serviços eficientes e de qualidade. Unidade do Governo de Goiás é uma das participantes

HGG sediará projeto “Eficiência Hospitalar”, iniciativa do Tribunal de Contas da União, a auditoria baseada em risco busca identificar riscos e diagnosticar boas práticas da unidade

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) recebe nesta terça-feira (11/04), o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, e da Controladoria-Geral do Estado  (CGE-GO), Henrique Ziller, para o lançamento do projeto “Eficiência em Saúde”, que busca aperfeiçoar a gestão de riscos e  acompanhar os resultados da unidade por meio de auditoria referencial do Tribunal de Contas da União (TCU). O HGG foi a unidade escolhida por refletir organização e eficiência de serviços, atestada por várias instituições certificadoras.

O trabalho será o resultado de parceria da SES com a CGE, juntamente com o HGG seguindo uma metodologia de normas internacionais de controle interno e gestão de riscos, que o TCU  consolidou com objetivo de gerar eficiência em saúde. O diagnóstico deve durar oito meses. “Goiás é um dos estados que aceitou o desafio do TCU e agora, com a parceria da CGE, queremos deixar um legado de referência para a rede estadual de saúde. O que for apurado ao final do trabalho, será modelo para as demais unidades”, comenta o titular da SES.

Segundo a subsecretária de Controle e Compliance da SES-GO, Stella Maris Husni Franco, o foco desta auditoria é identificar os riscos da unidade, verificando quais áreas precisam de um melhor gerenciamento de riscos e, consequentemente, definindo ações de controle com probabilidade de redução destes riscos e também mitigando as consequências. “Vamos identificar riscos e tratar suas causas a fim de reduzir a probabilidade de ocorrência e caso ocorra mitigar suas consequências. Além disso, também  identificar as boas práticas da unidade para que sejam replicadas nas demais unidades da SES”, reforça.

A Portaria Intersecretarial nº01/2023 da SES-GO em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) foi publicada definindo os membros do grupo de trabalho que devem acompanhar as atividades do projeto. O grupo é composto por técnicos e auditores da SES e gestores de finanças e controle da CGE. Stella Maris acredita que o projeto deve garantir melhor qualidade aos serviços do SUS no hospital. “Nosso objetivo principal é gerar valor ao paciente, com serviços eficientes e de qualidade”. 

Referência em Goiás 
O HGG foi inaugurado em 1959 e foi o primeiro hospital de ensino do Centro-Oeste. Em 2014 tornou-se o primeiro hospital público do Centro-Oeste acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, em 2018, conquistou a categoria de Hospital Acreditado com excelência ONA3. Em 2020 o hospital recebeu a certificação internacional do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (Acsa), se tornando a primeira unidade pública de saúde do Brasil a conquistar o título. Em 2022 o hospital foi reconhecido como um dos 40 melhores hospitais do Brasil pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), ONA e Instituto Ética Saúde (IES). 

No último mês de março, o HGG recebeu o selo Top Performer, estando na lista das 135 principais UTIs do Brasil, criado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). O selo é conferido às UTIs que apresentam melhor desempenho com menor taxa de mortalidade hospitalar e melhor utilização de recursos. 

Foto: SES 

SERVIÇO
Assunto: SES e CGE lançam “Eficiência em Saúde” no HGG
Quando: Terça-feira (11/4), às 16h
Onde: Auditório Dr. Luiz Rassi, no HGG. Av. Anhanguera, 6479 – Setor Oeste, Goiânia – GO

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo