HGG realiza vernissage de exposição com artista Selvo Afonso

Lançamento do evento, com o tema De Goiás para o mundo, 45 anos retratando a arte social e inclusiva, será na próxima quinta-feira, a partir das 18h, e ficará na unidade do Governo de Goiás até 7 de junho

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) apresenta, nesta quinta-feira (18/05), a vernissage da exposição De Goiás para o mundo, 45 anos retratando a arte social e inclusiva, com o artista Selvo Afonso, na Galeria Juca de Lima, no 5º andar da unidade do Governo de Goiás, a partir das 18h30.

A iniciativa faz parte do projeto Arte no HGG e contempla uma seleção de pinturas inéditas que celebra os 45 anos de carreira de Selvo. O artista propõe a temática inclusiva de visibilização da beleza de pessoas portadoras de alterações físicas notáveis e que se expressam por meio dos seus corpos. Selvo Afonso destaca em sua obra termos como “diferentes, escondidos e excluídos”, para nomear cautelosamente as pluraridades dos corpos humanos.

Selvo contou que é grande a expectativa para o evento, sendo sua segunda exposição no HGG, a primeira em 2014. “Sou grato pela maneira que nos recebem e mostram o nosso trabalho. A escolha das imagens demandou muito tempo de pesquisa e estudo, principalmente por se tratar de um tema que propõe dar visibilidade às pessoas nasceram ou adquiriram problemas físicos, e por causa dessas condições, foram discriminadas pela sociedade", definiu.

"Temos os casos congênitos, como síndrome de down, albinismo, vitiligo, ou por questões que ocorreram durante a vida, como pessoas amputadas, queimadas, que passaram por redesignação sexual. O intuito é mostrar essa superação e trazer a consciência que somos iguais. Cada um é um ser humano criado por Deus, para ser feliz”, frisou. 

Sobre o artista
Com talento revelado ainda na infância, o versátil artista tem atuado, preferencialmente, como pintor, mas já foi entalhador, desenhista, figurinista, cenógrafo, ceramista, professor e gestor cultural. Suas obras são produzidas com materiais diversos, sempre utilizando técnicas diferenciadas.

Selvo chega à relevante marca de 45 Anos de carreira com inegável reconhecimento do público e da crítica especializada, com seu nome gravado na história da cultura e das artes de Goiânia, de Goiás e do Brasil.

Arte no HGG é uma iniciativa de humanização que nasceu em 2014 com a missão de promover a inclusão cultura de pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás

Cristiane Lima/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo