HGG realiza treinamento sobre uso dos dosímetros no centro cirúrgico

Parceria entre Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho da unidade e a empresa Diagnose reforça os protocolos de segurança entre colaboradores 

Colaboradores do HGG que participaram do treinamento sobre uso dos dosímetros 

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promoveu um treinamento sobre a importância e utilização de dosímetros, para enfermeiros e técnicos em enfermagem do centro cirúrgico da unidade de saúde. A iniciativa foi realizada em conjunto entre o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt) e a empresa terceirizada Diagnose.

A ação foi realizada no dia 17 de março, ministrada pela coordenadora técnica da radiologia, Silvia Lourdes, que conversou com cerca de 25 colaboradores. , O objetivo foi reforçar os protocolos de segurança no uso dos aparelhos radiológicos durante as cirurgias.

Silvia explicou que o treinamento visa assegurar a saúde dos profissionais, especialmente em longo prazo. “Reforçar as recomendações de segurança é fundamental para evitar os efeitos biológicos futuros, causados pela radiação ionizante, como catarata, anemias e até mesmo o câncer", alertou.

"Nossa intenção é que todos estejam cientes da necessidade da proteção correta e do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), respeitando o tempo de exposição, distância e a blindagem, especialmente com a utilização dos dosímetros, que são aparelhos que medem o nível de radiação.” 

Dinâmica 
O técnico em radiologia Jean Marcos do Carmo Júnior, ressaltou que, além de reforçar sobre os cuidados, esses treinamentos melhoram a dinâmica entre os colegas. 

“Trabalhamos fechados, e nem sempre temos muito contatos, principalmente com profissionais de outros turnos, então é um ótimo momento para interagir e conhecer uns aos outros, e alertar quando algo não estiver sendo feito da forma correta", explicou.

"Temos reuniões diárias, e nossa coordenadora está sempre relembrando sobre os protocolos de segurança, pois, dentro do centro cirúrgico, estamos submetidos a radiação, e por mais que tenhamos atenção ao uso e importância do dosímetro, é bom estarmos mais atentos aos riscos.” 

Mirella Carneiro, enfermeira do centro cirúrgico, pontuou que, com a correria do dia a dia, é fundamental relembrar alguns procedimentos. “Existem muitas atualizações de protocolos, que acabam se modificando, por isso temos que abordar sempre as questões de segurança, que podem também cair no esquecimento", considerou.

"A equipe precisa estar alinhada, tomando as mesmas condutas, para não haver divisão naquilo que é o certo e para não ter dúvidas. Tudo aquilo que a gente faz, depois de uma explicação, sabendo os motivos reais, passa a ser mais fácil de assimilar e realizar, e consequentemente até o paciente se sente mais seguro ao notar que está sendo tratado por uma equipe coesa”, sugeriu.

Nayane Gama do Nascimento (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo