HGG celebra Dia de Segurança do Paciente com atividade interativa
Unidade promoveu dinâmica Detetives de Segurança do Paciente onde os profissionais foram motivados a detectar falhas em cenários de UTI

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) – unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) – celebrou de forma interativa o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Durante todo o dia, grupos compostos por profissionais de diferentes áreas da unidade participaram da dinâmica Detetives de Segurança do Paciente na qual foram instigados a detectar falhas nos procedimentos de atendimento à pessoa internada e propor soluções para melhoria e correção do problema.
O primeiro ato da dinâmica Detetives de Segurança do Paciente contou com as presenças do chefe de Gabinete da SES-GO e coordenador do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (Negesp), Adriano Sullivan Chagas, e do diretor-geral do HGG, José Claudio Romero. As atividades prosseguem nesta quinta-feira (18/09) com o objetivo de envolver um número maior de profissionais da unidade hospitalar.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGG, Aline Magalhães, destaca que a dinâmica objetiva reforçar, de forma lúdica, os protocolos definidos pela unidade para a minimização de riscos ao paciente. A ação ocorreu em um cenário de uma UTI onde havia uma boneca utilizada para simular uma paciente de 65 anos.
Cuidado integral
Os profissionais constataram que no cenário da UTI havia falhas que comprometeriam a segurança da paciente, entre as quais erro na identificação, ausência de sinalização para alergia, presença de agulha no leito e cama sem a proteção da grade. Aline Magalhaes acentua que a realização da dinâmica objetiva demonstrar que o cuidado integral com o paciente envolve, muitas vezes, atenção e constância em pequenas tarefas. “Assistir um paciente é garantir que cada passo do cuidado seja feito com atenção, responsabilidade e humanização”, concluiu.
Adriano Sullivan Chagas acentua que as ações voltadas à minimização de riscos aos pacientes como quedas, falhas na identificação e erros na administração de medicamentos constituem uma das prioridades da SES-GO. Com este objetivo, a SES-GO estruturou o Negesp. Composto por representantes de diferentes áreas da SES-GO, o Negesp é responsável por coordenar, apoiar e propor estratégias voltadas à segurança e qualidade no cuidado ao paciente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Negesp apoia e fornece o aparato técnico para a alta gestão estadual na tomada de decisões, promove políticas de prevenção de eventos adversos, fortalece a cultura organizacional de segurança, estimula a qualificação da assistência baseada em evidências e integra os núcleos das unidades de saúde em uma rede colaborativa e propositiva.
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás / Comunicação Setorial
Foto – Marco Monteiro


