HGG abre primeiro edital para processo seletivo de residência em medicina paliativa

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas, pessoalmente, na unidade de saúde do Governo de Goiás, entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro

HGG é o primeiro hospital em Goiás a oferecer residência médica em cuidados paliativos

Está aberto o edital para o primeiro processo seletivo da residência em medicina paliativa do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, pessoalmente, na unidade do Governo de Goiás, desta segunda-feira (26/12) até o próximo dia 6 de janeiro.

A prova escrita de conhecimento teórico ocorrerá no dia 19 de janeiro, entre 8h e 12h, na sala de aula do quinto andar do HGG. O programa começa em 1º de março e tem duração de dois anos. O edital também está disponível no site do HGG, dentro de Ensino e Pesquisa, Residência Médica (link do edital).  

A prova escrita será classificatória e eliminatória, composta de 50 questões, das quais 25 de conteúdo de clínica geral e 25 com conteúdo relacionado à medicina paliativa. O resultado final da prova escrita e avaliação curricular, após julgamento dos recursos, será divulgado no dia 1º de março.

O HGG é o primeiro hospital em Goiás a oferecer residência médica em cuidados paliativos, de acordo com o levantamento feito pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Ao todo, o País conta com apenas 17 hospitais que oferecem o programa. De acordo com a médica geriatra do HGG, Eliza de Oliveira Borges, o serviço de capacitação é um movimento que ocorre em nível nacional, considerando a importância da especialização nessa área.

“Essa iniciativa, inédita, reforça um dos principais pilares do hospital, que é formar novos médicos, especialmente em uma área que necessita de total atenção, pois esse profissional, mesmo possuindo outras especialidades, será habilitado para a controlar sintomas, prognosticar, ponderar tratamentos invasivos, implantar técnicas de tratamentos holísticos, ou seja, ter um olhar integral e uma abordagem humanizada, para oferecer sempre o melhor para o paciente, respeitando a evolução natural das doenças que não se consegue obter a cura, e valorizando a vida com dignidade", diz a médica. 

A residência funciona em regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, com plantão de acordo com escala específica. O candidato selecionado e matriculado tem direito a bolsa de acordo com o estabelecido pela Lei Federal nº 11.381, de 1º de dezembro de 2006, e é avaliado, regularmente, pelos preceptores do serviço, conforme desempenho técnico-profissional e a integração nas atividades curriculares.

No dia 18 de janeiro, será divulgado o resultado final dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas, após julgamento dos recursos, no site www.hospitalalbertorassi.org.br e na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HGG.

Nayane Gama do Nascimento (texto e foto)/Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo