Hemocentro inicia exames de doppler transcraniano em pacientes com anemia falciforme 

Procedimento que detecta risco de acidente vascular encefálico será oferecido mensalmente a 20 pacientes, em parceria com HGG, também unidade do Governo de Goiás

Profissionais do Hemocentro realizam primeiro exame de doppler craniano, em parceria com HGG

Maria Vanderléia Silva, mãe da paciente Kathiana Guimarães, 8 anos, não conteve as lágrimas ao ver a filha passar pelo exame de doppler transcraniano pela primeira vez na rede pública de saúde. Ela descobriu que a filha era portadora de anemia falciforme logo nos primeiros dias de vida da menina, por meio do teste do pezinho. Desde então, ela realiza acompanhamento médico no Hemocentro. 

"Antes, eu estava fazendo esse exame na rede particular, e ele é muito caro. Essas lágrimas são de felicidade, estou aqui agradecendo a Deus por essa benção", disse. Kathiana garantiu que o exame não dói nem um pouco, e em menos de uma hora tinha passado por todo o procedimento.

A partir da próxima semana, o exame passará a ser realizado no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, também unidade do Governo de Goiás que adquiriu o aparelho ultrassom, por meio de recursos de emenda parlamentar e do Fundo Estadual de Saúde, para realização do doppler transcraniano. Serão ofertadas 20 vagas por mês ao Hemocentro e outros serviços de referência em atendimento de pacientes com doença falciforme no Estado.

Para a diretora-médica da Hemorrede, Alexandra Vilela, que também é hematologista na unidade e acompanha vários pacientes portadores da doença falciforme, foi um dia de festa. "Nós estamos muito felizes, porque a anemia falciforme é uma doença crônica, e nós da hematologia acompanhamos muitas dessas crianças desde o nascimento” comemorou.

“A realização do doppler transcraniano é de fundamental importância no tratamento das crianças e adolescentes de entre 2 e 16 anos, para gente definir os melhores medicamentos e poder prevenir uma complicação grave que o acidente vascular cerebral isquêmico", afirmou.

Exposição
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado no dia 19 de junho, o Hemocentro Coordenador apresenta uma exposição com informações sobre esse tipo de anemia e, ainda, depoimentos de pacientes atendidos na unidade. Eles contam como descobriram a doença e sua rotina de cuidados e tratamentos.

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo