HDS confecciona órtese para paciente

"Proporcionou mais qualidade de vida para minha mãe". Com essa afirmação, Aparecida Santos expressou a alegria em ver a mãe,  que está acamada e com sequelas decorrentes de Acidente Vascular Encefálico (AVE), receber da equipe do Programa Saúde no Lar do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) a órtese de posicionamento — que proporcionará conforto e manutenção das funções motoras. 

A  fisioterapeuta Fernanda Silva Rocha, ao atender Maria do Espírito Santo, 95 anos, observou a necessidade da paciente utilizar a órteses de posicionamento, dispositivo necessário para pacientes com déficit motor e que ajuda a manter o posicionamento adequado das mãos, corrigir deformidades e evitar agravos.

Para a confecção da órtese, a equipe contou com a parceria da multiprofissional. A Terapeuta Ocupacional, Thais de Freitas Teixeira Alvares, produziu as órteses sob medida na casa da paciente com a participação dos familiares, que auxiliaram nas orientações e otimização do tratamento. 

O Supervisor do Programa Saúde no Lar, Thiago Delano Alves Rodrigues Bernardes, explica que sem esse atendimento no domicílio, a paciente iria ter que aguardar o trâmite da fila de espera e teria que ser levada para a unidade de referência para confecção das órteses. O profissional destaca também a importância e a eficiência do programa Saúde no Lar e o trabalho em equipe. 

"É muito gratificante ver o crescimento de um serviço tão importante como o Programa Saúde no Lar do HDS. Oferecer órteses para posicionamento dos membros superiores bilaterais, no conforto do domicílio da paciente e com apenas sete dias de acompanhamento mostra o quão eficiente é o serviço. É um mérito de toda uma equipe, isso só é possível porque estão todos imbuídos do sentimento de fazer mais pelos nossos pacientes. É a entrega daquilo que nos propormos a oferecer", afirma o gestor.

Texto e Foto: Naiclea Luzia da Silva

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo