Governo de Goiás usa tecnologia para facilitar acesso a medicamentos de alto custo

Renovações no processo de obtenção de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica podem ser feitas por telefone ou computador, em casa ou em qualquer lugar onde o paciente estiver, com agilidade e menor fluxo de pessoas na Cemac Juarez Barbosa

Renovação dos processos de medicamentos via digital é uma das recentes inovações na Cemac

O Governo de Goiás tem utilizado, cada vez mais, os avanços proporcionados pela tecnologia em favor da população. Entre as várias iniciativas efetivadas pelo Estado, destaca-se a renovação de processos de obtenção de medicamentos que integram o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica distribuídos pela Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 

Com esse novo procedimento, o paciente cadastrado na Cemac terá condição de renovar o processo em casa ou em qualquer outro local onde estiver, pelo celular ou pelo computador. O diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, destaca que, além de favorecer o cidadão que usa o medicamento de alto custo, desobrigando-o de se dirigir à Central, a medida tem o mérito de dar celeridade ao processo e de diminuir o fluxo de pessoas na unidade. 

A iniciativa também garante à Cemac agilidade no desenvolvimento de outras tarefas, com o deslocamento de servidores que atuavam na renovação para outras áreas da unidade. 

Passo a passo
A renovação de processos deve ser feita a cada seis meses. Este prazo pode ser diferente, dependendo da doença ou agravo apresentado pelo paciente ou a critério do Ministério da Saúde. Em um primeiro momento, o cidadão deve reunir a documentação necessária – receita médica, Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME) e exames para monitoramento, quando necessário. O LME pode ser impresso ou preenchido, previamente, no endereço eletrônico abre.ai/fB3C, ou acessado por meio de um código QR Code disponível no aplicativo.

Roney Pereira informa que, posteriormente, essa documentação deve ser digitalizada, em formato PDF; com as fotos no formato JPC ou PNG. Todo o material deve ser inserido na plataforma, por meio do Portal Expresso, acessando o link abre.ai/fB3C, na opção solicitar/renovar para a solicitação da renovação. Nesse momento, devem ser informados CPF, data de nascimento, número do processo que identifica o cadastro do paciente na unidade e o número do protocolo – autorização de revalidação do tratamento por um período de tempo. 

O diretor-geral da Cemac informa ainda que, após o envio da documentação, o paciente pode acompanhar o andamento do processo no próprio site, na função Acompanhar minhas solicitações. O Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Conforme levantamento da SES-GO, a unidade presta atendimento a mais de 1,3 mil pessoas por dia. 

Maria José Silva/Comunicação Setorial

Foto: arquivo SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo